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DVDs/LANÇAMENTOS
"CAÇADA HUMANA"
Estrelado por Marlon Brando e Robert Redford, filme opõe heróis e bandidos como produtos sociais
Rigor de Arthur Penn recupera força de clássico
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Há muito de típico em "Caçada Humana". Marlon Brando faz o herói dividido e impotente, com um pé na lei e na ordem (é
um policial) e outro que olha o
mundo humanamente.
Robert Redford é o rebelde da
história. Um jovem preso injustamente que foge da cadeia e volta à
sua pequena cidade. É recebido
como um marginal. De certa forma, seu retorno não interessa a
ninguém, ou quase ninguém.
Existe, por fim, Jane Fonda. A ex-amante de Redford. Em sua ausência, transa com outro cara.
Mas seu amor é pelo rapaz.
A estrutura de "Caçada Humana" há muito caiu em domínio
público e, de certa forma, perdeu
sua eficácia: qualquer telefilme
pode recuperar trechos dessa proposta. Mas o filme permanece de
pé. No início, nem tanto: à força
de ver sua estrutura repetida, tememos reencontrá-la.
Mas é aos poucos que o filme vai
mostrando seu estofo. É na medida em que a acolhedora cidade
começa a mostrar uma qualidade
insalubre que não está em seus
personagens -por sórdidos que
sejam-, mas que vem dela.
Isto é: nessa dramaturgia, o que
conta não é opor mocinhos e bandidos, mas expor a ambos como
produtos de uma maneira de ser
da sociedade. De uma sociedade
intrinsecamente violenta, diga-se.
Ora, também isso já foi mostrado centenas de vezes. Mas raramente teve a força inusitada da seqüência em que Redford é perseguido no ferro-velho, enquanto a
população faz uma espécie de
convescote em que cada um parece celebrar a própria inocência
formal e, com base nela, se entregar à perversidade. É também um
velho oxímoro: as cidadezinhas
paradisíacas com seus habitantes
ao mesmo tempo infernais e inocentes. Mas Arthur Penn o conduz com tanto rigor que parece
renascer diante de nossos olhos.
O DVD, porém, vem praticamente a seco, o que é uma pena.
Caçada Humana
The Chase
Direção: Arthur Penn
Produção: EUA, 1966
Distribuidora: Columbia
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