São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aventura é refilmagem de clássico Z dos 70

DO ENVIADO A ATENAS

Pouco se divulgou, mas a aventura "60 Segundos", produzida por Jerry Bruckheimer e dirigida por Dominic Sena, é a refilmagem de um clássico filme Z dos anos 70 de mesmo nome.
O diretor/produtor/ator principal/faz-tudo era um dos reis do udigrudi norte-americano, Henry B. "Toby" Halicki.
Toby era uma espécie de Ed Wood dos filmes de carros, com uma diferença fundamental: as cenas de perseguição eram geniais e inspiraram muita gente decente.
Sua receita de filme bom era: junte meia dúzia de atores desconhecidos, coloque o mesmo número de perseguições e garanta muitas batidas de carros.
Foi fazendo filmes assim que ele viveu: "60 Segundos", de 1974, a sequência, "Junkman" (1982), e a sequência da sequência, "Deadline Autotheft", em 1983.
E foi fazendo filmes assim que Henry B. "Toby" Halicki morreu. Em nome do realismo (e por falta de dinheiro, mesmo, e por adorar dirigir, no fundo), Toby dispensava dublês. Em 1989, quando filmava a sequência da sequência da sequência, uma torre de água caiu sobre seu carro durante uma cena e o matou.
A viúva, Denice Shakarian Halicki, ficou na pior. É uma das produtoras executivas de "60 Segundos", o atual. Negocia hoje em dia o lançamento dos filmes em DVD, ainda sem sucesso.
(SD)



Texto Anterior: Nicolas Cage diz que filme não é inverossímil
Próximo Texto: "60 Segundos" é farsa industrial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.