São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
AULA DE TEATRO
Fernando Peixoto, Renato Borghi, Ittala Nandi e José Celso Martinez Corrêa: o quarteto é unido há 40 anos e agora, na montagem da peça "Vassah", não só mata as saudades dos tempos do desbunde do teatro Oficina como já surgiu o projeto de Ittala e Borghi montarem uma comédia no próximo ano; o clima entre eles é ainda familiar: Ittala foi casada com Peixoto, e o filho dela, Giuliano, faz um soldado na peça

Últimas palavras

A livraria Ler, na Cinelândia, uma das mais tradicionais do Rio, vai fechar no final do mês. Com a morte de Ernesto Zahar, em junho, não sobrou ninguém na família para continuar tocando a loja, fundada em 1947. Os filhos têm outros negócios em São Paulo.

Ernesto, 87, foi o último dos irmãos a morrer. O outro, Jorge, dono da editora Zahar, havia terminado a sociedade familiar em 1983, quando a editora mudou de nome. Desde então, chama-se Jorge Zahar e é tocada pelo filho de mesmo nome. "São dois negócios que dão muito trabalho, não temos nada a ver com a livraria", explica Jorge Zahar Júnior.

A Ler já devolveu 90% dos seus livros, vendidos em consignação. O restante está sendo liquidado com 30% de desconto.

PONTO
Sai amanhã a última coluna de Gilberto Amaral no "Correio Braziliense". Um dos mais tradicionais colunistas de Brasília, amigo de presidentes da República -inclusive de Fernando Henrique Cardoso-, políticos e empresários, ele foi flagrado enviando uma carta da revista "Vogue", da qual é colaborador, em que pedia para pessoas sobre quem iria escrever uma "participação de R$ 8.000".

Amaral argumentou que a carta foi mal-entendida, mas o jornal não se convenceu.

PÃO
Paulo Renato, ministro da Educação, almoçou esta semana com convidados em seu gabinete. À certa altura, a conversa girou em torno da forma física dos políticos. "Se for para me comparar com os outros presidenciáveis, eu sou mais bonito." Todos concordaram, impressionados com a modéstia do ministro.

ESCORPIÃO
O ex-genro David Zylbersztajn anda bastante chateado com o ex-sogro, o presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria espalhado que Zylbersztajn vai se desligar da Agência Nacional de Petróleo. Na verdade, o próprio Zylbersztajn cometeu a inconfidência num restaurante carioca. Um funcionário da Petrobras -empresa com quem vive às turras- ouviu e trombeteou a notícia. FHC só confirmou.

TABULEIRO
Nem Ana Paula Arosio, nem Gisele Bündchen. Letícia Spiller será a protagonista do filme "Jacobina", de Fábio Barreto. O cineasta vai apresentar o elenco, que também terá Thiago Lacerda, quinta-feira durante o Festival de Cinema de Gramado.

CANGA
Estilista brasileiro radicado em Paris, Icarius Menezes vai lançar uma linha de moda praia. As peças são desenvolvidas em parceria com a Rosa Chá. O lançamento será em Paris.

D'ORSAY
Depois de doar seu acervo para a criação do Museu do Oratório em Ouro Preto, a empresária Angela Gutierrez assina segunda-feira um convênio para a instalação do Museu de Artes e Ofícios no prédio da Estação Ferroviária de Belo Horizonte. Serão mais de 2.000 peças dos séculos 17 ao 20 doadas por ela.

MÃOZINHA
O peruano Hernando de Soto, citado pela "Time" como um dos maiores inovadores da economia do século 20 e que vem ao Brasil lançar o seu livro "O Mistério do Capital", agendou visitas a duas favelas: na Quinta do Caju, no Rio, e noutra em São Paulo, que será escolhida.

Soto aconselha que os governos regularizem as propriedades das pessoas para que elas possam hipotecá-las. No Brasil calcula-se que 7 milhões têm propriedades sem escritura.

SACODE A POEIRA
O ator Robert Downey Jr., que cumpre pena num centro de reabilitação para drogados, teve permissão para sair e gravar o videoclipe da canção de Elton John "I Want Love". E Whitney Houston, que andou nos jornais como drogada que leva uns safanões do marido, assinou um contrato com a Arista Records de US$ 100 milhões. Sarou.

bergamo@folhasp.com.br

Com CRISTINA RAMALHO e LUCIANA COSTA

CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Filarmônica de Israel, sob a regência do maestro Zubin Mehta, se apresenta hoje, amanhã e segunda na Sala São Paulo. O espetáculo tem renda revertida para a Casa de Cultura de Israel.
A Orquestra de Câmara Virtuoses da Filadélfia apresenta-se amanhã ao meio-dia no teatro Arthur Rubinstein, na Hebraica. O concerto, com entrada gratuita, faz parte da série BankBoston.
Será lançada amanhã, às 18h, a edição limitada das sandálias Havaianas MAM. A renda da venda do produto será revertida para o MAM e para a Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral.



Texto Anterior: "Do outro lado da mancha": Julian Barnes vê canal entre as pessoas
Próximo Texto: Da rua - Fernando Bonassi: Berço esplêndido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.