São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida surgiu em solo chinês e por acidente

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de a Inglaterra ter levado a fama de terra do chá, a bebida nasceu na China. Foi lá que, segundo o folclore, o imperador Shen Nung deixou, pela primeira vez (por volta de 2750 a.C.), cair acidentalmente algumas folhas sobre a água fervente. Foram os navegadores holandeses, porém, os responsáveis pela disseminação da cultura do chá no mundo durante o século 16, enquanto buscavam o então caminho das Índias.
Outra curiosidade que circunda a história do chá é a origem de seu nome. Observa-se que, nas Províncias de Amory e Fukien, usa-se o vocábulo "t'é" para definir a bebida, o que explica suas denominações em alguns países, como na Inglaterra, onde o chá recebe o nome de "tea" e na França ("thé"). Na linguagem dos mandarins, no entanto, usa-se o vocábulo "ch'á", palavra cuja fonte ganhou ramificações em países como o Brasil e a Turquia, onde se diz "chay".
No Brasil, uma das primeiras tentativas de plantio ocorreu em 1812 no Jardim Botânico, no Rio. Cerca de 6.000 mudas foram plantadas a mando de dom João 6º. Em 1820, o fazendeiro José Arouche Rondon fez a segunda tentativa, desenvolvendo uma plantação no local onde, 52 anos depois, foi construído o viaduto do Chá, primeiro viaduto de São Paulo. (AL e CL)


Texto Anterior: Comida: Chalosofia
Próximo Texto: Comida: Discreta cozinha do Bellíssimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.