São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

A Glória do Meu Pai
Bandeirantes, 13h.
(La Gloire de Mon Père). França, 1990, 110 min. Direção: Yves Robert. Com Philippe Caubère, Nathalie Roussel, Didier Pain. As férias de verão do jovem Marcel, na Provença, interior da França, são o motivo deste filme baseado em texto autobiográfico do dramaturgo e cineasta Marcel Pagnol. A base é ótima, e o filme oferece uma variação interessante ao cardápio rigidamente hollywoodiano da TV.

Sabrina, a Bruxa Adolescente
SBT, 14h. (Sabrina, the Teenage Witch). Canadá, 1995, 89 min. Direção: Tibor Takacs. Com Melisa Joan Hart, Sherry Miller, Charlene Fernatz. Ao completar 16 anos, a jovem bruxa Sabrina começa a aprender o ofício de família com suas tias. O problema é que, à parte ser bruxa, Sabrina é uma adolescente e está apaixonada por um rapaz de sua escola. Mas as normas da bruxaria proíbem a moça de usar seus dons em proveito próprio. Comédia para TV a cabo.

Shiloh - O Melhor Amigo
Globo, 15h40. (Shiloh). EUA, 1997, 93 min. Direção: Dale Rosenbloom. Com Michael Moriarty, Scott Wilson, Blake Heron, Rod Steiger. Um cachorro beagle foge de seu dono cruel e é adotado por menino, que lhe dá o nome de Shiloh. A afeição é mútua. No entanto, o pai dele força-o a devolver o cão a seu dono. O garoto fará o possível para comprar Shiloh. Saga canina tida por Leonard Maltin como superior à média das sagas caninas. Isto é, suportável.

Intercine
Globo, 2h20.
Exibe-se na quarta o preferido dos espectadores-votantes, entre "O Advogado do Diabo" (1997, de Jeff Blackner, com Ken Olin, Mariska Hargitay) e "Histórias de Coragem 2 -°Duas Famílias" (1996, de Tony Bill, com Daryl Hannah, Tim Matheson).

Vida de Solteiro
Globo, 4h10.
(Soup for One). EUA, 1982, 87 min. Direção: Jonathan Kaufer. Com Saul Rubinek, Marcia Strassman, Gerrit Graham. Rubinek faz o jovem solteiro que anda de bar em bar por Nova York em busca da companheira ideal. Comédia.

DESTAQUES DA TV PAGA
FILMES

A confusão entre o real e o midiático

Estranho filme esse "Show de Truman" (Telecine 1, 11h50). A questão que aborda tem tudo a ver. Se é possível resumi-la, seria talvez assim: a desintegração do sujeito diante de sua representação.
Ou ainda: não somos mais seres, e sim imagens. "Truman" comete, no entanto, a imprudência de discorrer sobre o assunto e julgar que suas imagens devam, em si, conter mais verdade do que as da televisão.
O filme não se limita a contar a história do homem nascido para ter a vida exposta na TV (talvez a filha da Xuxa seja quem mais se aproxima desse modelo de confusão entre a vida real e a midiática). O faz com um didatismo quase doentio. É como se o diretor Peter Weir dissesse, a cada plano: "Por favor, dêem-me um Oscar". E não deram. (IA)

ENTREVISTA
Dame Edna conversa com atores no Multishow
Os atores Jane Seymour (que atuou no filme "Em Algum Lugar do Passado"), Larry Hagman (do seriado de TV "Dallas") e Arthur Marshall batem papo com a apresentadora e drag queen Dame Edna. O programa vai ao ar hoje, às 23h, no canal Multishow.

CINEMA
Eurochannel inicia ciclo Michelangelo Antonioni
O filme "O Mistério de Oberwald", que o Eurochannel exibe hoje, às 22h, abre o ciclo de filmes do diretor italiano Michelangelo Antonioni. Exibidos sempre às quartas, os outros filmes do ciclo são "O Dilema de uma Vida", "O Eclipse" e "L'Amore in Cittá".


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: A relatividade de certas leis
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Tô indo pra Miami!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.