São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Madrugada com Bresson

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"A Grande Testemunha", vulgo "Au Hasard Balthasar" (TV5, 3h25), não é propriamente um filme popular. É desses que passavam no cinema com 12 ou 15 pessoas na sala.
Encher a sala não é o que devia esperar Robert Bresson quando resolveu filmar a história de um burro, suas andanças de cá para lá, de dono em dono. Mas Bresson sempre foi um cineasta a quem o sucesso não é um critério que se apresente.
A ele o que importa é o rigor da observação e a inexistência de concessões. É um jansenista, como se diz. Um radical do cinema. Para os cinéfilos radicais, vale a pena gravar o filme (que a emissora promete legendado) ou mesmo ficar acordado e boquiaberto.
Para os demais, "A Grande Testemunha" tem tudo para resolver possíveis casos de insônia.

TV ABERTA

Congo
Globo, 15h45.
(Congo). EUA, 1995, 108 min. Direção: Frank Marshall. Com Laura Linney, Ernie Hudson. Cientista, caçador de diamantes e mercenário acompanham ex-agente da CIA pelo interior da África, onde ela tenta encontrar seu noivo, que desapareceu ao ser enviado pelo pai, um ganancioso empresário, para procurar uma mina de diamantes no Congo africano. Simples assim.

American Pie 2 - A Segunda Vez É Ainda Melhor
Globo, 21h50.
(American Pie 2). EUA, 2001, 90 min. Direção: James B. Rogers. Com Jason Biggs, Shannon Elizabeth, Alyson Hannigan, Chris Klein. Ao fim do primeiro ano de faculdade, os quatro amigos do filme anterior estão juntos novamente. Eles darão uma força a Jim (Biggs) quando Nadia (Elizabeth) prepara-se para visitá-lo. E ele está longe de se sentir pronto para encontrá-la. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.
O filme escolhido na sessão interativa é "Oscar e Lucinda - Uma História de Amor" (EUA/Austrália/Reino Unido, 1997, de Gillian Armstrong, com Ralph Fiennes, Cate Blanchett, Tom Wilkinson). Durante a semana, para votar no primeiro filme sugerido liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012.

Muita Sorte
SBT, 2h40.
(Lots of Luck). EUA, 1984, 89 min. Direção: Peter Baldwin. Com Martin Mull, Annette Funicello, Fred Willard. Cabeleireira ganha US$ 1 milhão na loteria. Logo, ela e a família descobrirão que o dinheiro pode comprar tudo, menos amigos e felicidade. Se é assim mesmo, por que Walt Disney -já que se trata de uma produção Disney- não abdicou de sua fortuna e foi viver como um São Francisco? Só para São Paulo.

Os Franco-Atiradores
Globo, 4h05.
(Gunmen). EUA, 1993, 90 min. Direção: Deran Sarafian. Com Chistopher Lambert, Mario Van Peebles, Denis Leary, Patrick Stewart. Peebles é Cole Parker, agente que viaja à América do Sul atrás de contrabandista (Lambert). Rouba seu dinheiro (US$ 400 milhões obtidos com tráfico de drogas) e tem de fugir pela Amazônia adentro. Aventura com algum humor, ao que se diz, e mesmo cenas que lembram o "western spaghetti".

Os Espíritos
SBT, 4h20.
(The Frightners). EUA, 1996, 109 min. Direção: Peter Jackson. Com Michael J. Fox, Trini Alvarado, Peter Dobson. Trambiqueiro faz acordo com espíritos e vive dos fenômenos paranormais que eles encenam. Até que um dia um espírito maligno apronta de verdade uma coisa pesada, e ele tem de detê-lo. Incursão ao sobrenatural de Jackson, ora festejado autor da série "O Senhor dos Anéis". Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Série vai documentar 13 times brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.