São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenhistas permaneceram anônimos

DIEGO ASSIS
DA REDAÇÃO

Walt Disney pode ser o pai da idéia, mas, não fossem nomes como Ub Iwerks, Carl Barks, Paul Murry, Floyd Gottfredson, entre dezenas de outros -dos quais muito provavelmente você jamais ouviu falar-, nada disso teria saído, ou melhor, ficado no papel.
Embora existam muitas versões lendárias para a criação do camundongo mais famoso do império de Disney, entre elas a de que Walt teria se inspirado em um antigo "companheiro de quarto" de seus dias em uma espelunca de Kansas City, a mais realista delas conta que os primeiros esboços de Mickey Mouse teriam sido realizados por um americano de ascendência holandesa chamado Ubbe Iwerks.
Ub, como foi apelidado por Disney, já vinha dividindo com ele os créditos pela criação do coelho Oswald, uma das primeiras tentativas da dupla com animações.
Depois de ser passado para trás em um contrato nebuloso com a Universal Pictures, em 1927, Disney perdeu os direitos sobre Oswald e resolveu se concentrar mais na parte criativa e administrativa de seu estúdio, enquanto Iwerks e uma dezena de outros desenhistas tratavam de colocar mãos à obra e preparar "Piloto" ("Plane Crazy"), o primeiro dos curtas animados de Mickey.
No início da década de 30, Disney perderia seu braço direito. Iwerks deixou Mickey para apostar em suas próprias criações.
Nessa época, Mickey fazia sua estréia nas tiras de jornal. Eram desenhadas por Floyd Gottfredson, responsável por dar vida a personagens como Pateta, Horácio e a vaca Clarabela.
Também o Pato Donald, que teve estréia animada em 1934, não foi propriamente criação de Disney. É de Carl Barks a responsabilidade por animações e tiras do personagem até 1966 e por dar a Donald a namorada Margarida, os sobrinhos Zezinho, Huguinho e Luizinho e Tio Patinhas.
A popularização dos personagens de Disney ao redor do mundo fez com que centenas de outros artistas juntassem-se ao time de responsáveis para dar sequência às aventuras da turma do Mickey. Da próxima vez que vir um desenho "de Disney", tente se lembrar disso.


Texto Anterior: "Nos dedicamos a oferecer finais felizes"
Próximo Texto: Biografia mostra Walt Disney como dedo-duro e informante do FBI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.