São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2004

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FILMES

TV ABERTA

"O Poder do Amor" encontra sua força no elenco

Achados e Perdidos
SBT, 14h.
 
(Lost and Found). EUA, 1999. Direção: Jeff Pollack. Com David Spade, Patrick Bruel. Dono de restaurante encontra um modo estranho de entrar em contato com a vizinha francesa que não lhe dá bola: rouba seu cachorrinho e depois finge encontrá-lo. É claro que, no meio da operação, a roda pega.

O Poder do Amor
SBT, 16h.
  
(Something to Talk About). EUA, 1995. Direção: Lasse Hallström. Com Julia Roberts, Robert Duvall. Mulher sulista, dedicada ao lar, aos filhos e à comunidade, descobre que o marido tem outra mulher. Desde então, será outra mulher. Destaque para o elenco.

Falcão, o Campeão dos Campeões
Globo, 16h25.
 
(Over the Top). EUA, 1986. Direção: Menahem Golan. Com Sylvester Stallone. Não há como desculpar Stallone, co-roteirista do filme, aqui como o caminhoneiro que, para conquistar o respeito do filho, se envolve num campeonato de braço-de-ferro.

Octopus - A Ameaça do Mar
Record, 23h.
 
(Octopus). EUA, 2000. Direção: John Eyres. Com Jay Harrington. Submarino transportando terrorista é apanhado por um polvo gigantesco, o que possibilita, entre outras, a fuga do prisioneiro, tão previsível quanto necessária ao desenvolvimento da trama.

Wishcraft - Feitiço Macabro
Globo, 23h05.
 
(Wishcraft). EUA, 2002. Direção: Danny Graves. Com Alexandra Holden. Sujeito recebe pelo correio totem que lhe dá direito a três desejos e promete transformar sua vida.

Quando um Homem Ama uma Mulher
SBT, 0h
 
(When a Man Loves a Woman). EUA, 1994. Direção: Luis Mandoki. Com Andy Garcia, Meg Ryan. Andy e Meg se amam, têm dois lindos filhos, tudo vai aparentemente muito bem. Só que ela é alcoólatra e, quando passa dos limites, tem de se internar para desintoxicação. A atriz Meg, que já foi chamada de "namoradinha da América", conseguiu ser mais chata que a original, Doris Day.

Emmanuelle - Um Mundo de
Desejo
Bandeirantes, 2h.
 
(Emmanuelle, a World of Desire). França, 1996. Direção: Len L. Shapira. Com Krista Allen. A franquia "Emmanuelle", aqui em versão falsificada, sem grandes engenhosidades de roteiro e tampouco atrizes artisticamente interessantes.

A Lenda de um Guerreiro
SBT, 2h30.
  
(Druids). Canadá/França, 2000. Direção: Jacques Dorfmann. Com Christopher Lambert. Vercingetorix, rei dos gauleses, tem a missão de evitar o domínio de Roma sobre seu povo, opondo-se a Julio Cesar. Legendado.

Raposa de Fogo
Globo, 2h55.
  
(Firefox). EUA, 1982. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood. Clint é o grande piloto, convocados pelos EUA para se infiltrar na URSS e roubar um revolucionário avião de guerra. Ação OK, mas Clint parece ter pouco a dizer sobre a Guerra Fria.

O Cavaleiro dos Quatro Diamantes
SBT, 4h40.
  
(The Four Diamonds). EUA, 1995. Direção: Peter Werner. Com Christine Lahti. Após se descobrir com câncer, menino se refugia em um mundo fantástico, onde ele é o quarto cavaleiro do apocalipse e conquistador de quatro diamantes: da coragem, da sabedoria, da honestidade e da força. Só para SP. (PAULO SANTOS LIMA E INÁCIO ARAUJO)

TV PAGA

Hitchcock põe proposta nas alturas em "Os Pássaros"

PAULO SANTOS LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ainda que seja um tanto mais radical na forma, sem uso de música etc., "Os Pássaros" jamais poderia ser considerado como obra-exceção de Hitchcock. Talvez pelo tom surreal de sua trama, mas até aí todos os filmes trafegaram em ambiente inusitado.
Até mesmo livros de análise este filme rendeu, mas interpretar simbolicamente o que está na tela é um modo esperto de driblar o jogo cinematográfico que Hitchcock estabelece nesta obra-prima, que de exceção não tem nada.
No cinema de Hitchcock, a transferência de culpa é uma constante e, para tal, basta que o inocente esteja com a consciência pesada, seja por um deslize banal. É comum também entrarmos nesse jogo, entrosados com esses personagens amedrontados.
É nesse lance, então, que "Os Pássaros" nos causa uma sensação aflitiva. Porque nos identificamos com o casal central Melanie e Mitch, que age como animais no cio, transando e se mordendo ao mesmo instante. Até que os pássaros locais começam a atacar todo mundo, e nem se sabe o motivo. É quando a relação entre os humanos é refletida nas aves, que interagem com eles, como a mãe enciumada que odeia ferozmente a gostosa que está a lhe roubar seu filho Mitch. E o espectador, então, estará com os olhos migrando entre homens e pássaros, não mais entre homens e homens.
Mas até aí isso jamais atenta contra o estilo de Hitchcock. A prova está em dois momentos. Uma tomada aérea com uma ave voyeur observando o estrago que seus coleguinhas alados fizeram num posto, tal qual o fotógrafo de "Janela Indiscreta", e a outra, que mostra os pássaros em mergulho contra as pessoas, tal qual Cary Grant acuado por um avião em "Intriga Internacional". Ou seja, o princípio de sedução de Hitchcock permanece intacto aqui.


OS PÁSSAROS. Quando: hoje, à 0h30, no Telecine Classic.


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