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FILMES
TV ABERTA
"O Poder do Amor" encontra sua força no elenco
Achados e Perdidos
SBT, 14h.
(Lost and Found). EUA, 1999. Direção:
Jeff Pollack. Com David Spade, Patrick
Bruel. Dono de restaurante encontra um
modo estranho de entrar em contato
com a vizinha francesa que não lhe dá
bola: rouba seu cachorrinho e depois
finge encontrá-lo. É claro que, no meio
da operação, a roda pega.
O Poder do Amor
SBT, 16h.
(Something to Talk About). EUA, 1995.
Direção: Lasse Hallström. Com Julia
Roberts, Robert Duvall. Mulher sulista,
dedicada ao lar, aos filhos e à
comunidade, descobre que o marido
tem outra mulher. Desde então, será
outra mulher. Destaque para o elenco.
Falcão, o Campeão dos Campeões
Globo, 16h25.
(Over the Top). EUA, 1986. Direção:
Menahem Golan. Com Sylvester
Stallone. Não há como desculpar
Stallone, co-roteirista do filme, aqui
como o caminhoneiro que, para
conquistar o respeito do filho, se envolve
num campeonato de braço-de-ferro.
Octopus - A Ameaça do Mar
Record, 23h.
(Octopus). EUA, 2000. Direção: John
Eyres. Com Jay Harrington. Submarino
transportando terrorista é apanhado por
um polvo gigantesco, o que possibilita,
entre outras, a fuga do prisioneiro, tão
previsível quanto necessária ao
desenvolvimento da trama.
Wishcraft - Feitiço Macabro
Globo, 23h05.
(Wishcraft). EUA, 2002. Direção: Danny
Graves. Com Alexandra Holden. Sujeito
recebe pelo correio totem que lhe dá
direito a três desejos e promete
transformar sua vida.
Quando um Homem Ama uma Mulher
SBT, 0h
(When a Man Loves a Woman). EUA,
1994. Direção: Luis Mandoki. Com Andy
Garcia, Meg Ryan. Andy e Meg se amam,
têm dois lindos filhos, tudo vai
aparentemente muito bem. Só que ela é
alcoólatra e, quando passa dos limites,
tem de se internar para desintoxicação. A
atriz Meg, que já foi chamada de
"namoradinha da América", conseguiu
ser mais chata que a original, Doris Day.
Emmanuelle - Um Mundo de
Desejo
Bandeirantes, 2h.
(Emmanuelle, a World of Desire). França,
1996. Direção: Len L. Shapira. Com Krista
Allen. A franquia "Emmanuelle", aqui em
versão falsificada, sem grandes
engenhosidades de roteiro e tampouco
atrizes artisticamente interessantes.
A Lenda de um Guerreiro
SBT, 2h30.
(Druids). Canadá/França, 2000. Direção:
Jacques Dorfmann. Com Christopher
Lambert. Vercingetorix, rei dos gauleses,
tem a missão de evitar o domínio de
Roma sobre seu povo, opondo-se a Julio
Cesar. Legendado.
Raposa de Fogo
Globo, 2h55.
(Firefox). EUA, 1982. Direção: Clint
Eastwood. Com Clint Eastwood. Clint é o
grande piloto, convocados pelos EUA
para se infiltrar na URSS e roubar um
revolucionário avião de guerra. Ação OK,
mas Clint parece ter pouco a dizer sobre a
Guerra Fria.
O Cavaleiro dos Quatro Diamantes
SBT, 4h40.
(The Four Diamonds). EUA, 1995.
Direção: Peter Werner. Com Christine
Lahti. Após se descobrir com câncer,
menino se refugia em um mundo
fantástico, onde ele é o quarto cavaleiro
do apocalipse e conquistador de quatro
diamantes: da coragem, da sabedoria, da
honestidade e da força. Só para SP.
(PAULO SANTOS LIMA E INÁCIO ARAUJO)
TV PAGA
Hitchcock põe proposta nas alturas em "Os Pássaros"
PAULO SANTOS LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Ainda que seja um tanto mais
radical na forma, sem uso de
música etc., "Os Pássaros" jamais
poderia ser considerado como
obra-exceção de Hitchcock. Talvez pelo tom surreal de sua trama,
mas até aí todos os filmes trafegaram em ambiente inusitado.
Até mesmo livros de análise este
filme rendeu, mas interpretar
simbolicamente o que está na tela
é um modo esperto de driblar o
jogo cinematográfico que Hitchcock estabelece nesta obra-prima,
que de exceção não tem nada.
No cinema de Hitchcock, a
transferência de culpa é uma
constante e, para tal, basta que o
inocente esteja com a consciência
pesada, seja por um deslize banal.
É comum também entrarmos
nesse jogo, entrosados com esses
personagens amedrontados.
É nesse lance, então, que "Os
Pássaros" nos causa uma sensação aflitiva. Porque nos identificamos com o casal central Melanie e
Mitch, que age como animais no
cio, transando e se mordendo ao
mesmo instante. Até que os pássaros locais começam a atacar todo mundo, e nem se sabe o motivo. É quando a relação entre os
humanos é refletida nas aves, que
interagem com eles, como a mãe
enciumada que odeia ferozmente
a gostosa que está a lhe roubar seu
filho Mitch. E o espectador, então,
estará com os olhos migrando entre homens e pássaros, não mais
entre homens e homens.
Mas até aí isso jamais atenta
contra o estilo de Hitchcock. A
prova está em dois momentos.
Uma tomada aérea com uma ave
voyeur observando o estrago que
seus coleguinhas alados fizeram
num posto, tal qual o fotógrafo de
"Janela Indiscreta", e a outra, que
mostra os pássaros em mergulho
contra as pessoas, tal qual Cary
Grant acuado por um avião em
"Intriga Internacional". Ou seja, o
princípio de sedução de Hitchcock permanece intacto aqui.
OS PÁSSAROS. Quando: hoje, à 0h30,
no Telecine Classic.
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