São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

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Vuitton aposta em joias megaluxuosas

O mercado de luxo vive uma de suas piores crises em muitas décadas. A Louis Vuitton, porém, parece não se incomodar com os números pessimistas. No meio da catástrofe, a grife decidiu lançar a sua primeira coleção de alta joalheria.
A palavra "alta", no caso, significa que as joias vão muito além do chamado "luxo acessível": as peças são luxuosíssimas. Algumas chegam a custar mais de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,5 milhões).
Chamada "L'Âme du Voyage" (A Alma da Viagem), a primeira coleção foi desenhada pelo prestigioso designer Lorenz Bäumer, 44, filho de mãe francesa e pai alemão, que vive em Paris e tem um ateliê na praça Vendôme.
"A Louis Vuitton me pediu para criar uma coleção muito inventiva, que tivesse o espírito da marca, fosse de alta qualidade e desse à "maison" uma legitimidade no mundo das joias", contou Bäumer à Folha, em Paris, em outubro último.
A apresentação para a imprensa ocorreu num palacete da região da avenida Champs-Elysées, protegido por forte esquema de segurança.
Bäumer, que já trabalhou para a Chanel e a Baccarat, criou peças de muito impacto, com uma profusão de pedras, estruturas complexas e minúcias sem fim, tendo muitas vezes a renda como inspiração.
"A renda me permitiu criar a identidade da coleção, além de ser uma forma muito ligeira, que podemos moldar de diferentes maneiras, tratando quase como um tecido", explicou.

Lágrimas nos olhos
Para Bäumer, a joalheria contemporânea não deve seguir limites ou escolas. Pode recorrer às mais diversas referências, sem nenhuma prescrição dogmática, desde que a emoção seja o objetivo principal do designer. "Uma joia deve primeiro provocar lágrimas nos olhos", afirmou.
Algumas das joias, como "Ruffles and Polka Dots" e "Tribal Ornament", são peças únicas. Não serão repetidas, embora Bäumer possa criar variações a pedido do cliente.
As joias só podem ser vistas em Paris. Para tanto, é necessário agendar antes uma visita, o que pode ser feito no Brasil por meio das filiais da marca. É também possível encomendar as peças sem sair do país, consultando apenas um catálogo de imagens.


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