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Artes plásticas atraem mais
da Reportagem Local
Artes plásticas foi a área que
atraiu mais empresas dispostas a
investir em cultura no ano de 97.
Das 40 pesquisadas para a tese de
Fernando Fischer, 85% utilizaram
pelo menos parte de sua verba de
marketing cultural nesse setor.
Além da garantia de atingir um
público de elite, tradicionalmente
ligado à área, a estratégia de montar grandes exposições, como a de
obras do pintor Monet, trazidas
pela Petrobrás, bateu recordes de
público para eventos desse tipo.
Em contrapartida, áreas mais carentes de atenção e recursos continuaram a chamar pouca atenção
das empresas. O folclore e as tradições tiveram apelo para apenas
22,5% delas, enquanto a cultura
negra interessou 10%, e a cultura
indígena, apenas 5% do total, ficando em último lugar.
A música clássica, que é uma das
prioridades em incentivo para o
Ministério da Cultura e também
uma atividade cultural tradicionalmente consumida pela elite, ficou em sexto lugar, interessando
62,5% das empresas.
A iniciativa privada também
apostou nas ações ligadas à preservação do patrimônio, a área campeã de obtenção de recursos diretos do governo federal. Pelo menos
20 empresas investiram no setor.
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