São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

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Lei de incentivo é "facilitador'

da Reportagem Local

O incentivo fiscal do governo é fundamental para o investimento em cultura pelas empresas, segundo a pesquisa feita por Fernando Fischer. A atividade do marketing cultural surgiu no país juntamente com a primeira iniciativa do tipo, a Lei Sarney, nos anos 80.
Atualmente, as leis Rouanet e do Audiovisual, federais, são mais utilizadas do que suas similares estaduais ou municipais.
Segundo Fischer, a possibilidade de descontar do Imposto de Renda devido o investimento em cultura funciona como "fator de seleção ou facilitador" do processo.
Como recebem mais de cem projetos por ano (caso de 80% das pesquisadas) e patrocinam apenas entre 1 e 20 (60% do universo), as empresas dão prioridade aos projetos que passaram pela aprovação federal para levantar patrocínio.
Na maioria dos casos, não há, de acordo com a pesquisa, uma linha de atuação que oriente a seleção dos projetos. A "singularidade" das propostas e a "credibilidade e profissionalismo" são os critérios preponderantes, somados à potencialidade de fazer propaganda.
Mesmo assim, mídia e formadores de opinião são os mais visados, enquanto os consumidores ficam em segundo plano.



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