São Paulo, quarta, 5 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica e comedimento de Domingo aparecem em `Duets'

JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

A imagem de Plácido Domingo, 56, vem sendo maltratada pelos empresários que o deslocam para o mercadinho populista de ``Os Três Tenores''.
Por isso, nada mais oportuno que um CD capaz de lembrar que Domingo continua sendo um dos mais ricos, sutis e eloquentes artistas líricos deste final de século.
``Domingo Duets'' foi lançado pela Deutsche Grammophon e traz 14 duetos em que ele contracena com sopranos de quilate artístico semelhante ao seu.
São extratos de versões integrais de óperas, gravadas ao longo de 21 anos. Neles, transparecem de forma tão nítida as qualidades do tenor espanhol que é até possível ignorar seus dois últimos escorregões: o CD que traz ``Granada'' e outras peças do mexicano Agustin Lara e o show de Natal de que participou, em Viena, em 1995, com José Carreras e Nathalie Cole.
Valor histórico
Com duas exceções, o repertório agora reunido é italiano. Metade das faixas é dedicada a peças de Verdi. Uma delas possui um valor histórico não mencionado na brochura que acompanha o CD.
Trata-se de ``Un Ballo in Maschera'', feito em estúdio em fevereiro de 1989 e que foi a última gravação do maestro Herbert Von Karajan (1908-1989).
Domingo (Gustavo) se mostra bem mais seguro e à vontade que a soprano inglesa Josephine Barstow (Amelia), naquele ano também sua parceira no Festival de Salzburgo.
Para alguns puristas, a antologia reunida no CD pode trazer pequenos desapontamentos.
Domingo, como Radamés, em ``Aída'', contracena com Elena Obraztosova, sob a direção de Abbado. Mas sua melhor parceira no papel teria sido Montserrat Caballé, em gravação dirigida por Riccardo Muti.
O mesmo vale para ``Il Trovatore''. Ele canta com a soprano inglesa Rosalind Plowright. A direção é de Carlo Maria Giulini. Mas Domingo teria sido o melhor Enrico ao ter, no papel de Eleonora, Leontine Price. É uma excepcional direção de Zubin Mehta.
Um terceiro exemplo: ``Otello'' traz o tenor espanhol em companhia de Cheryl Studer, como Desdemona. É um belo desempenho, gravado em 1993 na Ópera da Bastilha, sob a regência de Myung-Whun Chung. Mas automaticamente evoca sua parceria com Renata Scotto, sob a direção de James Levine.
Mas atentem para a ``Traviata'', gravada em 1976, em que Domingo se apresenta com Ileana Cotrubas. É rígida e leve a direção de Carlos Kleiber, no que é para muitos a versão de referência.
Comedimento
No que Plácido Domingo pode ser melhor que Pavarotti ou Alagna? Ele manifesta um refinado comedimento.
Corre o risco de perder o brilho ao conter a acentuação exagerada das sílabas tônicas dos versos. Sua técnica é feita puramente de música. O que já é muito.

Disco: ``Domingo Duets'' Artista: Plácido Domingo (tenor) com sopranos Lançamento: DG/Polygram Quanto: R$ 25

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã