UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Ernest Vai à África
Record, 14h.
 
(Ernest Goes to Africa). EUA, 1997, 87 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney, Linda Kash. Trapalhão e azarado, Ernest compra duas pedras pela bagatela de US$ 1, sem saber que está comprando objetos não só preciosos, como muito caros a uma tribo africana, que não está disposta a perdê-los. Comédia com proposta tradicional, já para não dizer que é um clichê vergonhoso.

O Presidente na Internet
SBT, 14h15.
 
(Mail to the Chief). EUA, 99. Direção: Eric Champnella. Com Randy Quaid, Holland Taylor. Presidente dos EUA, em busca da reeleição e em baixa nas pesquisas, recebe conselhos de um adolescente via internet. Em vez dos escoteiros, agora temos os marqueteiros mirins. Disney para TV.

O Casamento do Meu Melhor Amigo
Record, 21h.
  
(My Best Friend's Wedding). EUA, 97, 105 min. Direção: P.J. Hogan. Com Julia Roberts, Dermot Mulroney. De repente, Julia descobre-se apaixonada por um velho amigo, a quem não vê há séculos. Claro, estamos às vésperas do casamento do rapaz com outra garota. Desde então, Julia moverá céus e terras para que o casamento não se consume. Comédia romântica a que só a regressão dos costumes aos níveis de 1930 ou 1940 dá atualidade. Mas seria injusto não ver em Roberts um carisma também próximo ao de estrelas dos anos 30 ou 40. No mais, OK para o gosto adolescente.

Bopha - À Flor da Pele
Bandeirantes, 22h15.
  
(Bopha). EUA, 93, 121 min. Direção: Morgan Freeman. Com Danny Glover, Maynard Eziashi. Na África do Sul, Glover é um policial negro que enfrenta, na própria casa, a oposição do filho (Eziashi). A tomada de consciência do policial em face do apartheid será o coração do filme de Freeman, filmado no hoje Zimbabwe (ex-Rodésia).

Intercine
Globo, 2h.

A escolha é entre dois dramas: "Tyson, o Mito" (95, de Uli Edel, com George C. Scott, Michael Jay White) e "Epidemia Mortal" (99, de Joe Napolitano, com Lindsay Wagner, Elizabeth Peña).

Braddock 3 - O Resgate
Globo, 3h55.
 
(Braddock: Missing in Action 3). EUA, 88, 104 min. Direção: Aaron Norris. Com Chuck Norris, Aki Alcong. Coronel Chuck volta ao Vietnã, a fim de resgatar a família que lá constituiu nos tempos da guerra. Para fãs de Chuck, ou da guerra do Vietnã, ou de guerras em geral.

Aristocrata entre pescadores

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Dizer que Luchino Visconti é um esteta não é uma maneira de manchar-lhe a reputação. Em seus filmes, o belo irrompe naturalmente. Não é buscado, não se confunde com empetecamento. Mesmo em "A Terra Treme" (Film & Arts, 16h), em que filma uma aldeia de pobres pescadores e o conflito de uma família com os atravessadores, é como se Visconti não pudesse evitar a beleza.
Mesmo quando o barco dos pescadores se perde no mar e as mulheres da família esperam um sinal de vida de seus queridos, Visconti não pode evitar que a cena nos encha os olhos.
Existe ali um quê a denunciar o marxista que era Visconti, ou o ex-assistente de Jean Renoir, o gosto de transportar a tragédia ao povo. Mas nele há o aristocrata italiano, desde sempre e para sempre.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Carnalula 2003! Acordei pra lá de Bagdá!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.