São Paulo, sexta-feira, 05 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Tubarão
Globo, 15h30.

(Jaws). EUA, 1975, 124 min. Direção: Steven Spielberg. Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss. Um tubarão invade uma praia com tudo a que tem direito, em pleno verão. É o terror. Três homens -um xerife, um jovem oceanógrafo e um velho marinheiro- tentarão capturar o monstro. Quase nada acontece, mas ninguém desgruda da tela. É o melhor Spielberg, até hoje. O filme vai só para São Paulo. Menos feliz, o restante da rede terá de se contentar com "Crocodilo Dundee 2" (1988, de John Cornell, com Paul Hogan, Linda Kozlowski).

Greystoke - A Lenda de Tarzã
SBT, 15h45.

(Greystoke). EUA, 1984, 132 min. Direção: Hugh Hudson. Com Christopher Lambert, Ralph Richardson, Ian Holm. Um Tarzã "a sério". Ao menos esse é o marketing. A rigor, o encontro de dois talentos mais que limitados: o diretor Hudson e o ator Lambert. Aventura.

A História de um Soldado
Bandeirantes, 22h.

(A Soldier's Story). EUA, 1984, 100 min. Direção: Norman Jewison. Com Howard E. Rollins Jr., Denzel Washington, Adollf Caesar. O assassinato de um sargento negro num acampamento militar no Sul dos EUA, anos 40, e as investigações levadas por outro militar, também negro, trarão à tona o verdadeiro assunto do filme: o racismo. À moda de Jewison: temas grandes, olhar não desprovido de inteligência e realização meio quadrada.

O Troco
SBT, 22h30.

(Payback). EUA, 1999, 100 min. Direção: Brian Helgeland. Com Mel Gibson, Deborah Kara Unger, Gregg Henry. Ladrão arma assalto com a mulher e um amigo. Estes dois se unem para traí-lo e, resolutamente, matá-lo. Mas nosso herói é Mel Gibson: não morre fácil. E parte para dar o troco. Inédito.

Los Angeles, Luxo e Decadência
SBT, 1h05.

(L.A. Johns). EUA, 1996. Direção: Joyce Chopra. Com Thomas Calabro, Brittney Powell. O mundo de uma garota de programa, suas ambições, seus clientes e o problema de se apaixonar por um pobretão. Drama. Feito para TV.

Perversa Paixão
Bandeirantes, 1h30.

(Play Misty for me). EUA, 1971, 102 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Jessica Walter. Fã (Walter) assedia DJ (Clint). Dizer assedia é dizer pouco: a mulher é perigosa à beça e faz da vida do DJ um inferno. Brilhante estréia de Clint na direção.

Intercine
Globo, 1h50.

Fecha a semana do "Intercine" o vencedor da disputa entre "Texas - A Última Chance" (1996, de Geoff Murphy, com Eric Stoltz, John Corbet) e "Jade" (1995, de William Friedkin, com David Caruso, Linda Fiorentino), dois policiais.

Uma Noite Muito Louca
Globo, 3h30.

(The Night Before). EUA, 1988, 90 min. Direção: Thom Eberhardt. Com Keanu Reeves, Lori Loughlin, Theresa Saldana. Durante excursão de sua escola, Loughlin e Reeves se perdem em bairro da pesada. Pior, ele enche a cara, tem uma crise de amnésia e a vende para um gigolô. Pior ainda, o pai dela é um capitão de polícia.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Arte feita com vilania e baixeza

Os americanos desenvolveram uma estranha concepção de filme artístico, que mistura afetação e violência.
Todd Solondz ("Felicidade" e outros) é um paradigma dessa estética de facilidades. Outro exemplo é "Kalifornia" (Telecine Action, 18h20), de Dominic Sena, onde, a pretexto de uma viagem de jornalistas a lugares de crimes famosos, promove-se uma espécie de "Cidade Alerta" (o programa de TV) em escala cinematográfica.
Ou seja, toma-se a violência como momento privilegiado do realismo, em que as coisas se mostram em toda franqueza, para, em seguida, magnificar a violência, como uma espécie de momento supremo da existência humana. Se é arte, é a da vilania e da baixeza. (INÁCIO ARAUJO)

DIVÃ

Futura estréia programa sobre soluções para relacionamentos humanos
O programa "Não É o que Parece", que estréia hoje no canal Futura, às 22h30, tem como proposta ajudar os telespectadores por meio de casos reais.
Alguns dos temas dos oito episódios serão medo, dificuldade de relacionamento, humilhação e subalternidade, entre outros.
O capítulo de hoje, "Viva a Diferença!", mostra como enfrentar o preconceito que nasce de situações a princípio incomuns.
A atração mostra como vivem um bordadeiro que trabalha com a mulher e amigas, um transexual que é mãe e uma motorista de ônibus.



Texto Anterior: Atrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O vice do Serra devia ser o Bambam!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.