UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO/LANÇAMENTO

"TRITTICO ROMANO"

Livro de versos de João Paulo 2º é testamento espiritual

Papa cria mistura polêmica entre teologia e poesia

EDUARDO SIMANTOB
DE ZURIQUE

Karol Wojtyla já possuía uma extensa produção dramatúrgica ("A Loja do Ourives" é a peça mais famosa) e literária ("Amor e Responsabilidade" e os poemas de "Balada dos Portões de Wawel"). Depois que se tornou papa, o volume de seus escritos aproxima-se do monumental: 13 encíclicas, 12 exortações apostólicas, 38 cartas apostólicas e milhares de discursos. Mas é em um livro de poemas, composto originalmente em modestas 14 páginas manuscritas em polonês, que João Paulo 2º apresenta seu testamento espiritual, provocando uma intensa perplexidade.
"Trittico Romano" (Tríptico Romano), subtítulo "Meditações", tem sua capa ilustrada por um detalhe da obra máxima de Michelângelo, as mãos de Deus e do homem, tão semelhantes, buscando o toque na Capela Sistina. Antes de ser publicado na Itália, em março, já havia sido editado discretamente por uma editora de Cracóvia (Polônia).
Supostamente não se trata de obra dogmática ou pastoral, mas de uma reflexão em versos a respeito da fé, do gênio humano, da morte, assim como de sua própria morte e do que será além dela.
O que causa estranheza é o fato de o Vaticano publicar uma obra tão pessoal, como se pretende "Trittico Romano", com o papa ainda vivo. João 23, como exemplo mais próximo, também teve seus diários publicados, mas postumamente. Para Giancarlo Zizola, um dos mais respeitados vaticanistas da Itália, não há dúvida nenhuma. A publicação tem um sentido claramente político.
"Não há nada de íntimo nos poemas", disse Zizola à Folha, "e é isso que torna as meditações do papa discutíveis". O vaticanista acha "estranho" João Paulo 2º partir do misticismo para desembocar numa reflexão sobre as instituições ecumênicas, confundindo, segundo diz, a meditação íntima com o sistema pontifical.
O trecho mais polêmico, que inclusive ofuscou qualquer discussão a respeito dos méritos literários do livro, é justamente em que João Paulo 2º comenta o conclave que o elegeu papa e o próximo, que decidirá sua sucessão no trono de Pedro. O tema toma todo o epílogo da segunda parte, dedicada à reflexão acerca da criação, da presença divina e do gênio humano, encarnado em Michelângelo.
A "policromia sistina" do artista, que tornou visível o invisível (o começo e o fim, a Gênese e o Juízo Final), é mais que mero cenário da eleição papal. O poeta agora papa exorta os cardeais: "É preciso que, na ocasião do conclave, Michelângelo ensine ao povo/ Não te esqueça: "omnia nuda et aperta sunt ante oculos Eius" [tudo é descoberto e evidente diante de Seus olhos"".
Zizola argumenta que o conclave é uma instituição humana, não uma revelação divina. "A reflexão do papa oferece um significado escatológico da história do mundo até o Juízo Final e ainda se mete a dar uma orientação aos eleitores do conclave, como se pretendesse perpetuar seu papel depois de sua morte."
O vaticanista americano John Allen Jr. disse que também não é crítico literário, mas reconhece que o trecho provoca ainda mais especulações sobre a sucessão papal. Especulações que já vêm se multiplicando na mesma medida em que a saúde de João Paulo 2º dá sinais de fraquejar.
Para além da sucessão, fica o debate sobre sua ousadia em misturar poesia e teologia. Esse tabu é levantado tanto nas críticas como nos elogios, mas o papa resiste à sua maneira, assumidamente humana, enfatizando em seus versos livres que, "para encontrar a nascente, é preciso prosseguir por cima, contra a corrente".


TRITTICO ROMANO - Autor: João Paulo 2º. Editora: Libreria Editrice Vaticana. Quanto: 15 euros (aproximadamente R$ 52; 52 págs.). Onde encomendar: www.libreriaeditricevaticana.com/it/sales/


Texto Anterior: Crítica: Faceta doméstica e perfil psicológico são revelados em cartas de Guimarães Rosa
Próximo Texto: Livros - lançamentos - "Memórias de um gigolô" e "Ópera de sabão": O retorno do cronista picaresco de São Paulo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.