UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
COMEMORAÇÃO O colar de pérolas de Vicky Safra era um dos mais bonitos (e invejados) no jantar de aniversário de Eleonora Mendes Caldeira e Ivo Rosset, promovido por Beth Arbaitman, anteontem, no Jardim Europa

Turbinado

O governo pisou no acelerador e resolveu pressionar Varig e TAM para assinarem, ainda nesta semana, o contrato que torna irreversível a fusão entre as duas empresas. Chegou-se a pensar até em marcar um evento, com entrevista e tudo, para amanhã -pessoas do governo envolvidas com a negociação reservaram espaço nas agendas para o anúncio. Mas TAM e Varig, até ontem, consideravam o prazo apertado e pediam mais alguns dias.
 
Um dos focos de resistência para o acordo está na VEM, empresa de engenharia e manutenção da Varig. Ela quer migrar para a companhia que vai surgir da fusão. A Fundação Rubem Berta, atual controladora da Varig, quer permanecer com a VEM. A participação do BNDES na nova empresa (se por debêntures ou ações) também permanecia indefinida.

PROVA DE BALA
O PT pode reforçar a segurança de José Genoino, presidente do partido, que anteontem quase sofreu sequestro relâmpago. A única proteção dada a Genoino em SP é um carro blindado. O partido tem dois Mareas blindados e dois Santanas comuns.

GOIABADA CASCÃO
Um dia depois de se encontrar com intelectuais, Lula abriu espaço para um encontro com Ratinho, apresentador popular do SBT, com quem marcou um jantar ontem. Ratinho convidou para o encontro o filho, Ratinho Jr., deputado do Paraná, e Fábio Furiatti, seu assessor.

OS JUROS DO LULA
Além de cobrarem, nos empréstimos pessoais, altos juros, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, controlados pelo governo Lula, cobram taxas altas também no cheque especial: 9%, no caso do BB, e 9,2%, no caso da CEF. As instituições privadas cobram, em média, entre 9,2% e 9,8%.

BINGO!
O ministro Cristovam Buarque, da Educação, deu uma pista sobre sua opinião na polêmica da abertura "indiscriminada" de centros universitários no Brasil -motivo de discussão pública entre alguns dos maiores empresários do ensino no país. "Eu tenho receio é da proliferação das casas de bingo, jamais da abertura de escolas", disse ele na palestra que deu na Faculdade Trevisan para 50 donos de colégios e cursinhos.

O BC É NOSSO
O senador Aloizio Mercadante, líder do governo no Senado, quer obrigar o Banco Central a falar a língua do Brasil. Inconformado com o fato de estudos do BC serem disponibilizados na internet apenas em inglês, ele apresentou anteontem projeto para obrigar órgãos do governo a traduzirem tudo. "É desejável que seja facilitado o acesso de estrangeiros às informações", justifica. "No entanto, não é razoável que cidadãos e contribuintes brasileiros não possam ter o mesmo acesso." O presidente Lula, por exemplo, não pode, já que não fala inglês.

PROLE
O irmão de Almir Chediak, assassinado no último dia 26, foi procurado por uma mulher logo depois do enterro do produtor. Ela lhe entregou uma foto de um casal que seria de filhos não reconhecidos de seu irmão. Jesus Chediak, que é herdeiro de Almir, diz que "foi tudo muito estranho, mas ninguém está livre disso". Segundo ele, se ficar provado que as crianças são mesmo filhas de Almir, ele fará questão de registrá-las com seu sobrenome. "Mas, se houver algum tipo de chantagem no futuro, não vou aceitar", afirma.

ELAS POR ELAS
A Band enviou notificação ao apresentador Luciano do Valle, que acaba de deixar o canal, e à Record, que vai contratá-lo. Quer o pagamento de uma multa de R$ 5 milhões pela rescisão de contrato. Há também a chance de uma negociação: a Band deixa de lado a multa, se a Record desistir de receber os R$ 10 milhões pela quebra do contrato de José Luiz Datena, que fez o caminho inverso ao de Valle.

ALIANÇAS
José Roberto Marinho, das Organizações Globo, e Vania Boghossian se casam no fim do mês, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Vai ser uma festa para poucos, de acordo com a noiva: cem convidados, no máximo. Não haverá cerimônia religiosa, e o vestido será feito pelo estilista Lino Villaventura.

CONVIDADO-SURPRESA
Convidado para apresentar os indicados de uma das categorias do Prêmio Multishow de Música Brasileira, Lulu Santos deu para trás duas horas antes da premiação. Quando soube que dividiria o palco com alguém (Cauby Peixoto, no caso), Lulu disse que não tinha sido avisado, que não gosta de "surpresas", e foi embora.

bergamo@folhasp.com.br


COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

A designer e empresária Adelina Silveira mostra sua coleção moda country até o dia 7, das 9h às 19h, na Feicort, no Centro de Exposição do Imigrante.
É hoje o lançamento do quarto volume do livro "Mil Beijos em Frases", de Jacqueline Shor, a partir das 19h, na livraria Siciliano do shopping Iguatemi.
O artista plástico Marcelo Guarnieri inaugura exposição de pinturas na galeria Arte Infinita, hoje, às 18h30.
Zélia Duncan termina a turnê do show "Sortimento Vivo", no Sesc Pompéia, de hoje a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.
Vai até amanhã o "open house" da La Provence, loja de decoração de Cristina Ferreira Lopes e Rosemary Tomaselli na rua Joaquim Antunes.


Texto Anterior: Teatro: Adaptações e versos imprimem dupla vida a "Woyzeck"
Próximo Texto: Literatura: Aos 100, Nava vence batalha pelo tempo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.