São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Projeto preserva arroubos do gênero

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira audição do tango downtempo do Gotan Project deixa algumas perguntas no ar. Como ninguém havia pensado nessa combinação? Depois de pelo menos dez anos de música eletrônica massificada, apostando em todo tipo de mistura, por que o tango foi preservado?
Se "La Revancha del Tango" levanta essas perguntas, o disco também as responde. Misturar tango e eletrônica não é tarefa fácil. Os acentos e os dramas do estilo argentino não são para mãos pesadas, para tocadores de discos desavisados. O tango tem todo um universo extramusical, também repleto de dramaticidade, que precisa ser preservado em qualquer transposição pretendida. Esse é o grande acerto do trio.
Philippe Cohen Solal, Eduardo Makaroff e Christoph H. Müller entraram no estúdio sabendo que teriam de polir as arestas que fatalmente surgiram entre os beats e loops e os instrumentos acústicos tradicionalmente usados no tango, como o baixo acústico, o bandônion, a guitarra acústica, o piano e o violino. E mais: transpostas as barreiras musicais, ainda restava o problema do significado do tango, de sua inclinação política, de seus arroubos de paixão.
O primeiro desafio é superado com facilidade pela maneira perfeita com que os músicos improvisam sobre as bases eletrônicas.
O segundo, mais difuso, foi conseguido com o uso de cartas escondidas na manga, como o sample de discurso de Che Guevara pedindo paz ou da fala de Eva Perón contra o capitalismo estrangeiro. Mesmo quando o discurso remete ao universo do hip hop, como a longa citação de mestres do downtempo em "Chunga's Revenge", cover de Frank Zappa, os produtores reservam um contraponto musical que não deixa dúvidas de que é de tango que estão falando. (GUILHERME WERNECK)


La Revancha del Tango     
Grupo: Gotan Project
Lançamento: Ya Basta! (importado)
Quanto: R$ 55, em média



Texto Anterior: Música: Tango faz incursão pelo pop via França
Próximo Texto: Crise de meia-idade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.