São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

O disco do Senna


Banda catalã inspira-se em música pop, automobilismo e "De Volta para o Futuro" e cria álbum otimista


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

AYRTON SENNA , música pop, "De Volta para o Futuro". São os ingredientes principais de uma das grandes surpresas surgidas neste 2009.
"Ayrton Senna" é o nome do recente disco da banda catalã Delorean -nome emprestado do carro/máquina do tempo que estrela o clássico "De Volta para o Futuro" (1985). Produto de apaixonados por cultura pop e por automobilismo, "Ayrton Senna" traz quatro faixas que fazem desaparecer o mais frio e nebuloso inverno. (Difícil imaginar uma banda inglesa ou alemã criando esse tipo de sensação.)
Principalmente a partir de sintetizadores, o Delorean cria melodias contagiantes, climas convidativos -é uma injeção de serotonina para o mais cético dos indivíduos.
A banda, anteriormente, já havia remixado gente como Mystery Jets, The Big Pink, Lemonade e Teenagers.
O EP, que saiu pelo selo Fool House, tem como primeira e principal faixa a incrível "Deli". A música lembra os melhores momentos do Cut Copy -com uma linha melódica parecida com o hit "Lights and Music".
"Deli" é dance music pop, para ser ouvida não apenas em clubes pequenos, escuros, mas no carro, na praia, numa festa ao ar livre. Celebração.
Nesse sentido, "Ayrton Senna" nos remete ao combo australiano Avalanches, que por meio de colagens e infinitos samples criou um dos melhores discos do início dos anos 2000. Pop delicioso, quase ingênuo, alegre.
O verão proporcionado por "Deli" tem continuação com "Moonson", meio funk, meio viajante, com um piano que pontua toda a melodia.
Já "Seasun" é toda orquestrada com parcimônia, sem exageros. Meio lenta, com um piano forte e sintetizadores viajantes.
O Delorean nos faz dançar novamente com "Big Dipper", faixa que vai até lá atrás, no início da house e do tecno, mas embalados por um ótimo vocal disco em falsete.
Difícil encontrar um disco tão otimista e "para cima" quanto este "Ayrton Senna".
Para ouvir um pouco do Delorean, vá em www.myspa ce.com/deloreandanz.

 

Em tempo: John De Lorean, o criador do carro, serviu de inspiração para o primeiro disco do Neon Neon, que esteve no Tim Festival 2008.

 

Já ouviu a nova da Nelly Furtado? Sim, "Manos Al Aire" é cantada em espanhol, o que me fez ficar com um pé atrás. Bobagem. "Manos Al Aire" tem um pouco de Britney, de Beyoncé, melodia grudenta, letra bobinha, pouca guitarra, zero de seriedade. Ingredientes básicos para uma música pop perfeita. Estará no próximo disco de Nelly, "Mi Plan", todo cantado em espanhol e previsto para chegar às lojas em 15 de setembro.

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: Música/Crítica/"Horehound": Tensão sexual move Dead Weather
Próximo Texto: Música: Músico Victor Assis Brasil ressurge em CD inédito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.