São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"COMO CÃES E GATOS"

Felinos viram vilões em enredo

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LOS ANGELES

Se você é amante de gatos, prepare-se para se revoltar com o que vai ler (e ver). "Como Cães e Gatos" mostra quase duas horas de caninos e felinos que não só falam como também são capazes de dar golpes de kung fu. Segundo a trama, os gatos são inimigos universais, dispostos a controlar o mundo e exterminar os cães da Terra.
"Recebi milhares de cartas de donos de gatos revoltados com a história", diz o produtor Andrew Lazar. "Mas o que posso fazer? É uma brincadeira", defende-se, contando que tem três cachorros e nenhum gato: "Sou alérgico".
"Como Cães e Gatos" é um longa e não uma animação, apesar das centenas de efeitos especiais. "O maior desafio foi fazer com que as cenas parecessem reais e a animação se misturasse às imagens verdadeiras sem que pudéssemos perceber", afirma Lazar.
Oito meses foram usados em pós-produção. "Foram sete meses de filmagens e, às vezes, passávamos o dia inteiro só esperando que um cachorro abanasse o rabo. Nunca fiz nada tão monótono", diz o diretor Larry Guterman.
Ele conta que foram gastas mais de 2.000 horas de treinamento. "Tivemos de testar mil animais e falar com mais de mil treinadores só para escolher 50 bichos que fariam os cinco papéis principais."
O beagle Lou, por exemplo, foi interpretado por cinco cães. "O cachorro que sabe pular a janela não é o mesmo que sobe no telhado. E por aí vai. Muitas vezes eu ia para casa frustrado, sabendo que não tinha feito material nem para uma cena", afirma o produtor.
Apesar das dificuldades, Lazar está pronto para trabalhar na sequência e na sequência da sequência. "Vamos aperfeiçoar as técnicas de filmagem e, quem sabe, inverter os bandidos e mocinhos." (MILLY LACOMBE)


COMO CÃES E GATOS - Cats & Dogs. Direção: Lawrence Guterman. Produção: EUA, 2001. Quando: a partir de hoje nos cines Interlagos, Gemini e circuito.


Texto Anterior: Longa discute relação familiar e racismo
Próximo Texto: Mostra: Seis comédias francesas são exibidas em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.