São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Músico arrisca o pescoço em "Cool Steps"

DA REPORTAGEM LOCAL

Em "Cool Steps, Drum'n'Bass Grooves", seu segundo disco, Patife colocou, como ele diz, o pescoço na foice.
A exemplo do que aconteceu com "Presents Sounds of D'n'B", sua estréia, Patife trabalha aqui com o drum'n'bass cool, jazzy, de ares sofisticados. Ele consegue fazer d'n'b para chill-out, usando o mesmo número de BPMs (batidas por minuto) que Marky usaria para botar uma pista para ferver. Mas, ao mesmo tempo em que se mantém no clima "loungy", Patife investiu numa arma perigosa: salpicou, ao longo do CD, elementos de MPB.
O disco abre com a bacana "Torch of Freedom", produção de Patife para música de Cleveland Watkiss. Aqui há pitadas de salsa, violões e, por cima, um vocal sedutor: "Você tem a tocha da liberdade/deixe-a brilhar", diz a letra. A liberdade de misturar, produzir, errar e acertar parece ter sido o mote de Patife no CD.
Além de produções próprias, colocou músicas que bombaram seus sets. "A Go Go" é do Trüby Trio, uma mistureira altamente melódica de música latina, swing, jazz e soul. Aí vem "Revisited", do Bad Company, um d'n'b sensual, em que o som de teclados Hammond dita a melodia. Chique.
Depois vem a produção de Patife para "Só Tinha de Ser com Você", de Tom Jobim, com vocal da afinada Fernanda Porto. Aí o disco começa a dividir opiniões.
A música parece ter endereço certo: as pistas inglesas. Por essas bandas, Patife sabe que misturar música brasileira e d'n'b vai causar estranhamento. Mas não liga. Na mão dele, o clássico virou uma ode ao amor clubber. O lado acústico não briga com o BPM acelerado. "Me deixa encontrar minha paz/ Eu sempre fui só de você/Você sempre foi só de mim", canta Fernanda. Goste-se ou não do conceito, é difícil não se envolver.
Depois da brasileirada, o CD retoma seu eixo jazzy em "Future's Call", do MC Conrad. Quando chega "Just the Way I Feel", do produtor John B. A música de batida sutil, marcada por teclados e pontuada por econômico vocal feminino traz à memória chavões da música esnobe, como "Smooth Operator", de Sade. "Just a Groove", do Special Touch, é momento alto. Um chimbal e um baixo acústico conduzem a uma viagem pelo d'n'b melódico.
"Cool Steps" fecha com o hit "Sambassim", incursão de Patife pela música brasileira que acabou lhe rendendo fama na Inglaterra. Se é para inglês ver -e dançar- pouco importa. Patife ainda tem muito a mostrar. (CLAUDIA ASSEF)


Cool Steps, Drum'n'Bass Grooves
   
Artista: Patife
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Patife, o amigo magrinho de Marky
Próximo Texto: Música/lançamento: Pioneiro do hip hop, MC Jack volta com "Meu Lugar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.