São Paulo, Sexta-feira, 05 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA "TENTAÇÃO FATAL"
Mestre do horror adolescente assume a direção

RENATO FRANZINI
em Nova York


Atenção fãs de "Pânico 1 e 2" e "Eu ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado": vocês podem cair num engano.
Estréia hoje "Tentação Fatal", o novo filme do mestre do cinema para adolescentes dos anos 90, Kevin Williamson.
"Tentação Fatal" é uma comédia adolescente, sem cenas de violência explícita, sem morte e sem armas. Não tem a ver com o assassino misterioso de "Pânico".
É a história de três alunos que tentam chantagear uma professora malvada para que ela não denuncie que um deles teria trapaceado em um exame. Para isso, os três a deixam presa em sua cama.
Como nos outros filmes de Williamson, esse tem uma menininha bonita tirada da TV (Katie Holmes, 20, de "Dawson's Creek") e muito suspense.
O aviso para evitar enganos quanto à verdadeira natureza do filme é do próprio Kevin Williamson, que chegou a mudar seu nome original: "Teaching Mrs. Tingle" (Ensinando a Sra. Tingle) era para ser "Killing Mrs. Tingle" (Matando a Sra. Tingle).
"Se você abre o jornal e vê que o cara que escreveu "Pânico 1" e "2" e "Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado" lançou um filme chamado "Matando a Sra. Tingle", você vai achar que é um filme de terror. Isso desapontaria os fãs", disse Williamson à Folha.
"Ele é uma comédia, um filme de vingança, é censura livre (nos EUA). Tem ação no filme. Mas não há ninguém com uma faca, não há revólveres. Só tem uma arma, que é para um trabalho de história da protagonista."
Segundo Williamson, outro motivo que o fez mudar o título do filme foi episódio que acabou conhecido como "massacre do Colorado". Em 20 de abril deste ano, dois estudantes entraram armados em uma escola em Littleton (Colorado, EUA) e mataram 12 colegas e 1 professor. Depois, cometeram suicídio.
"Nós sempre discutimos a mudança (do título). Quando o acidente no Colorado aconteceu, nós ficamos apavorados e achamos que era uma boa oportunidade para mudar", disse.

A história
"Tentação Fatal" é a história de uma professora sacana, a sra. Tingle (Helen Mirren), que adora menosprezar o trabalho de seus alunos.
Sua vítima favorita é Leigh Ann (Katie Holmes), que tenta ser a primeira aluna da classe para conseguir bolsa em uma grande universidade.
Desesperada para conseguir boa nota no exame final, ela é ajudada por dois amigos, que conseguem uma cópia da prova.
Leigh Ann recusa a ajuda, mas a professora a flagra com a prova e ameaça delatá-la. A garota ainda vai com os amigos à casa da professora tentar convencê-la a esquecer tudo.
Mas, aí, uma série de acidentes para lá de absurdos faz com que os três façam a professora de refém.
Como única forma de se livrar dessa, a professora tenta jogar um amigo contra o outro.
"O jogo que (a professora) faz com os teens é o assustador desse filme. É a parte psicológica", diz Williamson.
Esse é o primeiro filme dirigido por Williamson, que antes havia apenas trabalhado como roteirista no cinema. É também o primeiro filme escrito por ele, anos atrás.
"Senti que era hora de dirigir um filme", diz o criador das séries "Dawson's Creek", que ele diz ser sobre sua adolescência, e "Wasteland" (que estreou segunda-feira no canal pago Sony), sobre o tempo que estudo cinema em Nova York. Já "Tentação" é sobre uma professora real que ele teve.


Texto Anterior: Televisão: Multishow homenageia Tim com um triste espetáculo
Próximo Texto: Diretor patina no mundo teen que ajudou a criar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.