São Paulo, Sexta-feira, 05 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Mautner exibe em SP seus quadros

da Redação

O músico e escritor Jorge Mautner inaugura hoje, na Funarte, uma exposição com 40 telas em acrílico de sua autoria. Com o nome de "Duas Vezes Brasil", a mostra mantém o estilo de suas músicas e textos literários. As telas lembram São Paulo algumas vezes e, outras, o Rio de Janeiro.
As obras são apresentadas pelo artista plástico José Roberto Aguilar: "São poemas-totem tatuados em significados que nos remetem a um Brasil ancestral. Emblemáticos como jóias. A poesia vive livremente em seus quadros". Os dois foram parceiros nas primeiras incursões pelas artes plásticas.
Mautner conta que aprendeu a pintar ainda muito pequeno. Aguilar lembra que o compositor, em 1958, lhe disse: "Vou descobrir como se pinta. Vou na casa do meu avô de meu padastro, um pintor alemão, e vou descobrir tudo". "Mautner é o inventor da pintura", completa o artista no texto de apresentação da mostra.
Sua última, e única até agora, exposição de pinturas foi realizada há sete anos.
O artista ocupa, das 20h de hoje até o dia 20 de novembro, a ala Jorge Mautner, criada há três anos, "uma área reservada aos jovens", conta.
Por isso, o artista apresenta no mesmo espaço, com o baiano Carybé da Rocha, o novato Daniel Mendes, 22.
Mendes é de Salvador, Bahia, e, segundo o compositor, tem uma concepção artística muito próxima à sua, entre o figurativo e o surreal. Retratando, principalmente, a região sul da Bahia e suas palmeiras.


Exposição: Duas Vezes Brasil Onde: Funarte - ala Jorge Mautner (al. Nothmann, 1.058; tel. 0/xx/11/ 3662-5177) Quando: hoje, às 20h, até 20 de novembro Preço das obras: de R$ 300 a R$ 700 Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Festival: Fiac abriga ciganos da Romênia e da Hungria
Próximo Texto: Erudito: Montserrat Caballé volta ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.