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TECNOLOGIA
Videodisco digital, ao preço médio de R$ 35, trará trailer, biografia, filmografia e seleção de idiomas
'Era uma Vez na América' é 1º DVD do Brasil
da Redação
"Era uma Vez na América", filme de Sergio Leone com Robert De
Niro e James Woods, é o primeiro
título a ser lançado em DVD no
Brasil, pela Flashstar.
Cada disco custará por volta de
R$ 35, e a tiragem inicial é de 5.000
exemplares. Tem menus interativos, trailer original, biografia, filmografia, seleção de idiomas (inglês ou português) e de legendas
(inglês ou português).
O DVD (Digital Video Disk ou
Digital Versatile Disk) é um videodisco digital com capacidade de
armazenamento de 17 gigabytes
-26 vezes superior à do
CD-ROM. É possível gravar até
cinco horas e meia no DVD.
A definição em linhas horizontais do DVD -500- é maior do
que a do videolaser (425) e a da fita
VHS (240). O DVD pode ter áudio
armazenado no padrão Dolby Surround 5+1 em até oito idiomas,
com legendas em 32 línguas.
A Flashstar tem planos concretos
para o DVD no país. Para março,
estão programados quatro títulos:
"Dirty Dancing", "Adorável Professor", "O Nome da Rosa" e
"Carrington", mais um filme inédito que será lançado simultaneamente em VHS e em DVD.
O diretor comercial da empresa,
Almir dos Santos, não teme o pioneirismo. "Acredito muito no
produto, sou fã. E alguém tem que
lançar primeiro. Como temos um
bom catálogo de filmes, resolvemos entrar nesse mercado."
As "majors" também já dão como certa a entrada de seus DVDs
no mercado. A Abril Vídeo planeja
para breve uma experiência com
algum título da Disney, que será
definido pela matriz.
A CIC, que lança filmes da Universal e da Paramount, internacionalmente já fez experiências com o
formato. A empresa espera entrar
de vez no mercado assim que a Paramount decidir aderir ao DVD.
Mas tem certeza de que em 1998 irá
lançar filmes em disco.
A Columbia também já definiu o
lançamento de títulos em DVD no
Brasil, em 1998, mas espera o lançamento do equipamento da Sony
-dona da distribuidora.
Já as empresas independentes
são unânimes em afirmar que intenção de lançar o produto existe,
porém ainda não há nenhuma
programação consistente. Em geral, elas esperam uma resposta do
mercado brasileiro ao DVD para
então se lançarem na nova fatia.
Mas também é pensamento comum às empresas que, assim que
uma distribuidora entrar no mercado, todas as outras terão de fazê-lo. "Todas vão ter que lançar
títulos em DVD, mais cedo ou
mais tarde. Nós só fomos um pouquinho mais rápidos do que os outros", afirma Almir dos Santos.
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