São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Palhaços do SlipKnot pregam ódio no rock

free-lance para a Folha

Palhaços e serial killers juntaram-se e formaram um dos grupos de som mais pesado de que se tem notícia. Atendendo por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, respectivamente, nove amigos, ex-integrantes de grupos locais em sua maioria, decidiram formar uma banda de rock nada usual e que dificilmente poderá ser duplicada, trata-se do SlipKnot.
Os números, segundo eles, representam alguma coisa louca ou absurda que fizeram na vida e que os marcaram para sempre. Com um baterista, dois percussionistas, dois guitarristas, um samplerman, um DJ, um baixista e um vocalista, eles vão muito além do heavy ou trash metal convencional. Não é possível rotular a sonoridade produzida pelo grupo.
Pregam a cultura do ódio desde que se juntaram, em 95, na cidade de Iowa, colocando-a no mapa do rock. Acham que o mundo é um lugar desgraçado, desprezível e doentio para se viver. E sabem, como ninguém, canalizar toda essa raiva incessante, mesmo que um tanto exagerada, em forma de música agressiva.
No disco de estréia, "SlipKnot", disponível no Brasil -lançado pela Roadrunner Records-, já está a prova definitiva de que a música pesada não encontra mais limites ou barreiras que não possam ser vencidas.
O disco mescla toques de música industrial e hardcore com o dinamismo de grupos como Korn e Deftones, combinando-os com a agressividade e a velocidade de grupos como o Slayer e demais potências da música pesada.
O disco tem a produção do conceituado Ross Robinson, um verdadeiro mago do gênero.
Os shows do SlipKnot estão entre os mais concorridos atualmente nos EUA.
Já não é de hoje que grupos de várias tendências tem como hábito, por parte de seus integrantes, utilizar máscaras ou fantasias. Um exemplo atual é o grupo de surf punk music Man or Astro-man?, que adotou fantasias de astronautas. No rap, há o duo de palhaços do Insane Clown Posse, que segue causando polêmicas com suas mensagens nada recomendáveis para as crianças. O punk marca presença com os distintos grupos The Adicts, da Inglaterra, e o americano The Misfits. Talvez o mais notório grupo que atue nestas normas seja o Kiss, cujos integrantes usam maquiagem e fantasia desde a sua formação e seguem até hoje da mesma forma. (JEAN CANUTO)



Disco: SlipKnot
Banda: SlipKnot
Lançamento: Roadrunner Records
Preço: R$ 20 (em média, o CD)


Texto Anterior: Multimídia - "The New York Times": Aleijadinho criou "versão mulata" do barroco
Próximo Texto: Cinema - Memória: Morre exibidor pioneiro de filmes de arte em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.