São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levantamento cataloga dados dos programas

DA SUCURSAL DO RIO

Há quem duvide que o pouso do homem na Lua, em 1969, seja o fato histórico mais importante do século. Não a Globo. A cobertura do evento, feita pelo jornalista Hilton Gomes, marca o momento em que a emissora passou a ser a líder de audiência em São Paulo.
A conquista do mercado paulista foi o trampolim para a consolidação financeira do grupo. Gomes, que apresentava o Jornal Nacional, fazia parte do primeiro grupo de repórteres contratado, em 65, para a nova TV.
As imagens e a voz do jornalista sobreviveram aos três incêndios sofridos pela Globo: em 69 -em São Paulo-, 71 e 76, no Rio; e agora foram digitalizadas pelo Projeto Memória, que está preservando os acervos da TV, jornal e rádio Globo.
A mesma sorte não teve a maior parte das novelas da década de 60, muitas destruídas pelo fogo, mas também pela necessidade de reutilização de fitas e falta de condições de preservação.
Entre as cenas preservadas pelo projeto, estão trechos de "Fogo sobre Terra", de 74, que, com 74 pontos no Ibope, até hoje é a novela campeã de audiência no Rio. Em São Paulo, a trama só alcançou 44 pontos, o mesmo resultado atingido pela recém-exibida "Terra Nostra".
Esses dados fazem parte das tabelas estatísticas do Projeto Memória e servirão para fundamentar análises sobre os desempenhos de programas nas duas principais cidades do país.
O projeto permitirá também a catalogação de tipos de personagens mais recorrentes nas novelas, enredos mais comuns, além de mostrar a frequência de autores e atores nos produtos. (ACF)


Texto Anterior: Televisão: Projeto Memória faz auto-retrato da Globo
Próximo Texto: Emissora na Itália fracassou

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.