São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES CÊNICAS

"Masterpiece" introduz musicais de Webber

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Jesus Cristo Superstar" (1971), "Cats" (1981) e "O Fantasma da Ópera" (1986) são espetáculos considerados clássicos na Broadway ou no West End, regiões que concentram os grandes musicais respectivamente em Nova York e Londres. Todos levam a assinatura do compositor londrino Andrew Lloyd Webber, 55, que ganha especial no Eurochanel.
Trata-se da exibição do show "Masterpiece" (obra-prima), gravado na China em 2001. A companhia oficial de Webber, The Rellay Useful Group, fundada em 1977, criou uma espécie de "pout-pourri" dos principais musicais do repertório que o autor concebeu desde o final dos anos 60.
Além das peças citadas, estão lá "Joseph & the Amazing Technicolor DreamCoat" (68), "Evita" (78), "Song and Dance" (82) e "Sunset Boulevard" (93).
A gravação é de setembro de 2001, no Great Hall of the People, em Pequim. Casa cheia, mais de 17 mil pessoas. Sessenta músicos da Orquestra Filarmônica da China, regidos por Patrick Vacciarello, acompanham o elenco internacional encabeçado pelas cantoras Elaine Paige, britânica, e Kris Phillips, ou Fei Xiang, chinesa radicada nos EUA.
Elas protagonizam boa parte dos 14 números em 60 minutos de show, editado e dirigido por Nick Morris. Os cenários são mutantes, com duas longas plataformas laterais e luzes ostensivas que dialogam o tempo todo com as coreografias do coro. Em algumas passagens, até os músicos da orquestra são incorporados à cenografia.
O foco vai para "O Fantasma da Ópera", em cartaz há quase duas décadas. Além do tema-título, há "The Music of the Night".
De "Jesus", foi pinçada "I Dont Know How to Love Him", que abre o show. De "Evita", claro, "Dont Cry for Me Argentina", uma das interpretações de registro mais dramático da cantora Elaine Paige. De "Sunset Bulevard", "As If We Never Said Goodbye". E assim vai.
"Masterpiece" encerra com "Friends for Life" (Amigos para Sempre), composição de Webber para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. A exibição do espetáculo, cuja versão em DVD está disponível no Brasil, serve de introdução à obra de Webber, pouco montado no Brasil.
"Jesus" ganhou versão em 1972 em São Paulo, com direção de Altair Lima. A Companhia Interamericana de Entretenimento (CIE), empresa mexicana que atua no Brasil, responsável por grandes produções como "A Bela e a Fera", acena com "O Fantasma da Ópera", mas ainda não bateu martelo quanto à temporada no Teatro Abril.


MASTERPIECE. Quando: hoje, às 11h, no Eurochannel.


Texto Anterior: Livro/lançamento: Dicionário viaja ao passado dos sefaradis
Próximo Texto: Salvação pelo samba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.