São Paulo, quarta, 6 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UM AMOR ASSASSINO
Bandeirantes, 13h. (Golden Gate). EUA, 1993, 90 min. Direção: John Madden. Com Matt Dillon, Joan Chen, Bruno Kirby. Nos anos 50, agente do FBI prende um suposto comunista, de origem chinesa. Com o tempo, fica claro que o homem era muito mais suposto do que comunista. Anos depois, o agente, sentindo-se culpado, tenta resgatar sua culpa, ajudando a filha do homem. Mais do que isso, apaixona-se por ela, sem que a moça saiba que ele arruinou a vida do pai. Mistura de caça às bruxas, nonsense e idiotia pura e simples. Inédito.

SIMBAD CONTRA O OLHO DO TIGRE
SBT, 13h45.
(Sinbad and the Eye of the Tiger). EUA, 1977, 113 min. Direção: Sam Wanamaker. Com Patrick Wayne, Taryn Power. Simbad luta para livrar o amigo Kassim e a irmã Farah de terrível maldição. O filme tem os efeitos especiais de Ray Harryhausen e um grande vazio em torno deles.

O MILAGRE VEIO DO ESPAÇO
Globo, 15h30.
(Batteries Not Included). EUA, 1987, 107 min. Direção: Matthew Robbins. Com Hume Cronyn, Jessica Tandy, Frank McRae. Cinco habitantes, remanescentes de um prédio que uma grande construtora deseja destruir, resistem bravamente ao despejo. A horas tantas, recebem o reforço decisivo de extraterrestres. Filme familiar produzido por Steven Spielberg.

EU E A MÁFIA
Bandeirantes, 21h30.
(Me and the Mob). EUA, 1994, 93 min. Direção: Frank Rainone. Com Sandra Bullock, James Lorinz, John Costelloe. Jovem escritor sem editora entra para a Máfia, disposto a encontrar uma grande história para contar. Logo descobre que as coisas são bem mais difíceis do que poderia imaginar. Comédia cuja sobrevivência deve-se sobretudo ao nome de Sandra Bullock, que ficou conhecida por "Velocidade Máxima", também de 1994.
²
²
INTERCINE 1
Globo, 23h50.
"Mandroid" (1993, de Jack Ersgard, com Brian Cousins, Jane Caldwell) e "Queda Livre" (1994, de John Irvin, com Eric Roberts, Pamela Gidley) disputam a preferência do espectador.

INTERCINE 2
Globo, 1h30.
A emissora propõe "O Manipulador de Paixões" (França/Itália, 1994, de Jacques Deray, com Alain Delon, Francesca Dellera) e "Jimmy Hollywood" (1994, de Barry Levinson, com Joe Pesci, Christian Slater, Harrison Ford).
²
SEDUÇÃO MORTAL
Bandeirantes, 3h20.
(Danger Zone 4). EUA, 1992, 83 min. Direção: Lisa Yesko. Com Jason Williams, Dene Decker, Lacie White. Motoqueiras sequestram o policial que prendeu os respectivos namorados, levam-no para o deserto e promovem um concurso: a primeira que conseguir excitar o cara terá o direito de matá-lo.


TV PAGA
"O Segredo' é injustiçado

da Redação

Na onda de filmes sobre advogados, advocacia e direito em geral, "O Segredo" (Telecine 1, 21h), de James Foley, tem uma dimensão particular.
E isso menos por tratar de racismo (Gene Hackman é o prisioneiro condenado à morte por assassinato, no Mississipi), e menos por colocar o espectador diante de uma enrascada.
Pois esse criminoso, boçal e racista, representa o pior que a humanidade pode produzir.
Mas Foley tem o mérito de mostrar, por trás do monstro, um homem. E por trás do homem um processo histórico do qual, mais que criminoso, ele emerge como objeto.
Um filme que ficou ignorado apesar (ou por causa) de seus méritos. Merece ser visto. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.