São Paulo, terça-feira, 06 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAM exibe fotos de museu espanhol

Acervo de instituto em Valencia é mostrado em seleção de 59 imagens, com registros de nomes como Man Ray e Steichen

Exposição é aberta hoje para convidados e marca parceria dos dois museus; fotógrafos enfocam identidades e vida nas grandes cidades


MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um panorama da história da fotografia, com destaque para o questionamento da identidade e da vida urbana. Com esse viés, é aberta hoje mostra no MAM (Museu de Arte Moderna) que exibe 59 fotografias pertencentes ao Ivam (Instituto Valenciano de Arte Moderna).
O Ivam é uma das instituições espanholas que tem um dos melhores acervos na área, com cerca de 2.800 fotografias.
No total, o museu tem aproximadamente 7.000 obras. O MAM paulista mantém um intercâmbio com o Ivam, o que fez com que Valencia ganhasse uma mostra de arte contemporânea do Brasil, com um recorte fotográfico do acervo do MAM. A exposição ainda está em cartaz na Espanha e tem curadoria de Tadeu Chiarelli.
"Para ambas as instituições, é uma ótima escolha. O MAM tem grandes nomes brasileiros em seu acervo e pode apresentá-los a um público maior no exterior. Já a preciosa coleção do museu espanhol tem nomes fundamentais da fotografia, mas ausentes dos acervos daqui", diz o coordenador de curadoria do MAM, Andrés Martín Hernández.

Painel histórico
A mostra é aberta com um dos raros registros iniciais da fotografia, "Artigos da China" (1844), de William Fox Talbot (1800-1877), um dos pioneiros da área. No mesmo segmento, a cidade moderna é problematizada, com um clique de Edward Steichen (1879-1973), "Edifício Flaitron" (1905), no qual um dos nascentes arranha-céus de Nova York é retratado.
Mais à frente na mostra, a fotografia urbana continua em evidência na mostra, que tem a curadoria dos espanhóis Consuelo Císcar e Fernando Castro. Uma de suas escolhas mais gratas é "Vista da Cidade com Transatlântico" (1936), do argentino Horacio Coppola.
Em contemporâneas visões sobre os grandes centros, se destacam fotografias do italiano Gabriele Basilico e do espanhol Carlos Cánovas.

Vanguardas
Man Ray (1890-1976), expoente das vanguardas e um dos principais nomes do surrealismo, tem "Le Cadeau" (1921) mostrado no começo do espaço.
Os procedimentos das vanguardas, aliás, são dominantes na segunda seção da mostra, com farta exibição de fotomontagens, recortes, sobreposições e outras experimentações. Assim, imagens de André Kertész (1894-1985), George Grosz (1893-1959), Manuel Álvarez Bravo (1902-2002) e Georges Hugnet (1904-1974), entre outros, fazem com que o registro fotográfico documental seja subvertido por uma série de intervenções dos autores nas imagens.
As experimentações utilizadas para fins políticos não faltam na mostra. Um cartaz de El Lissitzky (1890-1941), "Para o Front", de 1941, conclama à produção de tanques para o Exército soviético. Já a fotomontagem de John Heartfield (1891-1968) é um engajado libelo contra o nazismo, retratando um Hitler "radiografado", tendo em seu interior pilhas de moedas.
Mas o documental não é esquecido, com nomes-chave da fotografia norte-americana, como Lewis Hine (1874-1940) e Walker Evans (1903-1975). O auto-retrato e o questionamento da própria identidade surgem com força em obras de Robert Rauschenberg, John Baldessari e no impressionante retrato da série "Místico", de Darío Villalba, que fecha a exposição.
Na sala Paulo Figueiredo, continua a boa exposição "Fotografia em Perspectiva", na qual a curadora Carolina Soares seleciona obras fotográficas do acervo do MAM.


A FOTOGRAFIA NA COLEÇÃO DO IVAM
Quando:
de ter. a dom., das 10h às 18h; abertura hoje (convidados), às 19h30; até 1º/4
Onde: MAM-SP (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 0/xx/11/5085-1300)
Quanto: R$ 5,50


Texto Anterior: Fotografia/réplica: Única "crise" do fotojornalismo ocorre nas relações de trabalho
Próximo Texto: Varejão mostra novas obras em Tóquio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.