São Paulo, Sábado, 06 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa aprova 45 filmes para católicos verem

free-lance para a Folha

O papa João Paulo 2º aprovou uma lista de 45 filmes a serem vistos pelos católicos, reunindo desde o bíblico "Jesus de Nazaré" até "Ben-Hur".
As obras foram pinçadas do acervo filmográfico do Vaticano, em que constam mais de 6.000 títulos. O papa, segundo um assessor, assiste a filmes de vários países antes da estréia nos cinemas italianos e fez uma escolha de seus prediletos.
Filmes que enfocam diferentemente o mesmo tema convivem na seleção, como a visão mais leve do holocausto de "A Vida É Bela", de Benigni, e a de "A Lista de Schindler", mais sisuda, de Spielberg.
As grandes surpresas foram, por exemplo, "O Evangelho Segundo São Mateus", leitura marxista do martírio de Cristo feita por Pasolini, "2001 - Uma Odisséia no Espaço", em que Kubrick questiona a criação do universo, e "8 e 1/2", obra autobiográfica em que Fellini relembra o trauma da repressão e imposição de valores cristãos num colégio católico e sua rebeldia em respeitá-los. (PAULO SANTOS LIMA)


Texto Anterior: "Central do Brasil" estréia no Japão
Próximo Texto: Livro: Está à venda em NY obra do cinema novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.