São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Data ganhou edição especial

da Equipe de Articulistas

Lançado há duas semanas nos EUA, o número especial comemorativo dos 75 anos da "The New Yorker" já está disponível nas bancas brasileiras que trabalham com publicações importadas. Compre logo o seu, pois em Nova York esgotou, virando item de colecionador.
A capa é uma provocativa brincadeira com aquela criada por Rea Irvin para o primeiro número. O dândi de cartola que observa uma borboleta rosa através do monóculo virou um cachorro de William Wegman. Aliás, a pobre borboleta também surge "wegmanizada". Seu destino não promete ser o de centenas de capas antecedentes que enfeitam paredes mundo afora.
Um cartum de Roz Chat também satiriza a mania auto-celebratória na última das 300 páginas. Quando a intenção supera o resultado, a derrota é do humor. Extratos de dez textos históricos, assinados por Vladimir Nabokov, James Baldwyn e John Cheever, entre outros, intercalam-se no corpo da revista.
Novas diagramação e tipologia tornam mais quadrado o visual do roteiro de espetáculos "Goings On About Town". O resultado lembra perigosamente o roteiro de sua concorrente "New York". É mais um murro nos leitores tradicionalistas.
O carro-chefe do especial é o primeiro texto ficcional inédito e exclusivo de Woody Allen para a revista desde 1980. Allen colaborou com a "The New Yorker" a partir de meados dos anos 60. Com "Attention Geniuses: Cash Only" (Atenção Gênios: Só em Dinheiro), alcança a marca de trinta textos lá publicados.
Outros pontos fortes são Jon Lee Anderson sobre Fidel Castro, um conto inédito de Alice Munro e uma deliciosa coleção de cartuns sobre mapas de Saul Steinberg. Se isso é queda, viva a decadência. (AL)



Texto Anterior: "The New Yorker" faz 75

Revista ainda mantém princípios

Próximo Texto: Festa terá letras e imagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.