São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Obstinação cega Fonda em filme de John Ford

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Logo que criou a Argosy Pictures, em sociedade com Merian C. Cooper, John Ford produziu um filme notável e um notável fracasso de bilheteria: "Domínio de Bárbaros".
É depois disso, e tendo necessidade de fazer caixa, que inaugura, com "Sangue de Herói" (Turner Classic Movies, 19h45), sua famosa trilogia da Cavalaria, em que Henry Fonda, com outro nome (tenente-coronel Thursday), faz -no fim das contas- o personagem do general Custer, massacrado pelos índios em Little Big Horn.
Thursday é o homem que se deixa cegar pela obstinação. Parece próximo, nisso, do personagem de Gregory Peck em "Estigma da Crueldade". A diferença, relevantíssima, é que em Thursday o autoritarismo é um viés que não consegue abandonar.
Ele é incapaz de ouvir as advertências (em especial de John Wayne) e qualquer opinião contrária lhe acentua a auto-suficiência. Sim, há quem prefira morrer a ter de escutar o outro.


Texto Anterior: Seriado: "Earl" faz piada com mensagem moral
Próximo Texto: Fernando Bonassi: A caixa-preta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.