São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o artista

do enviado a Bilbao

Robert Rauschenberg nasceu Milton Ernest Rauschenberg, em Port Arthur, no Texas, em 1925. Estudou com Josef Albers, de quem apreendeu a lição de que todo e qualquer material poderia ser utilizado em arte.
Transferiu-se para Nova York em 1949, onde entrou em contato com os expressionistas abstratos (Pollock e De Kooning, principalmente), de quem incorporou a pincelada livre.
Rauschenberg foi o precursor de vários movimentos artísticos no pós-guerra, mas manteve-se sempre independente de qualquer filiação estética.
Sua primeira exposição individual aconteceu em 1951, na Betty Parson Gallery (NY). Em 1963, ganhou o Grande Prêmio da Bienal de Veneza.
Simultaneamente ao sucesso de carreira artística, desenvolveu ativamente seu lado "teatral" ao criar cenografias e figurinos para vários espetáculos.
A aproximação com o teatro se deu a partir de sua amizade com o coreógrafo Merce Cunningham. Trabalhou depois com Paul Taylor e Trisha Brown.
Em 1966, criou o grupo EAT (Experiments in Art and Technology), que lhe deu base técnica e científica para incorporar luz, som e movimentos aos trabalhos que desenvolveu a seguir.
A partir dos anos 80, começou a se dedicar a projetos a longo prazo, como a instalação "The 1/4 Mile or Furlong Piece", que já conta com 191 partes e mais de 300 metros.
Nos anos 90, encontra na tecnologia de impressão digital os recursos para a exploração de novas possibilidades para a gravura sobre papel e para a realização de afrescos. (CF)


Texto Anterior: Artes Plásticas - Espanha: Mostra reconhece valor de Rauschenberg
Próximo Texto: Museu propõe discussão do "cubo branco"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.