São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É TUDO VERDADE

Filme trata do fatídico show dos Stones nos EUA, em 69, e releva os bastidores da apresentação

Rock'n'roll, drogas e tragédias embalam "Gimme Shelter"

MARCELO VALLETTA
DA REDAÇÃO

"Gimme Shelter ", filme que registra parte da turnê dos britânicos Rolling Stones pelos EUA, em 1969, fica a meio caminho de mostrar um bom show de rock e de explicar os eventos ocorridos.
A obra envolve o fatídico show gratuito que os Stones fizeram no autódromo Altamont, nos arredores de San Francisco. De saldo, quatro partos e quatro mortes.
O espectador é preparado desde o início para a cena mais sensacionalista da obra: um dos diretores mostra a Mick Jagger, na sala de edição, o instante em que um integrante da gangue de motoqueiros Hell's Angels, contratada para fazer a segurança do show "em troca de algumas cervejas", esfaqueia um homem na platéia, ao som de "Under My Thumb".
Não há maiores explicações. A atribulada organização do concerto é mostrada de forma pouco clara, por meio de negociações entre empresários e do trabalho da equipe da banda. Jagger é a estrela absoluta. As câmeras, trêmulas e por vezes fora de foco, perseguem-no todo o tempo.
Mas é no final do documentário, quando Altamont é mostrado, que "Gimme Shelter" oferece um retrato de época interessante e esclarecedor: uma multidão de gente nua, bebendo e usando drogas, se contorcendo ao som do rock. Não é um retrato bonito, e a falta de glamour com que os hippies são mostrados em Altamont é o ponto mais positivo da obra.


Gimme Shelter
Gimme Shelter
   
Direção: Albert Maysles, David Maysles e Charlote Zwerin
Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 0/xx/11/3064-1668)
Quando: hoje, à meia-noite
Quanto: grátis





Texto Anterior: Música/Crítica: Parker balança platéia com funk retrô
Próximo Texto: Erika Palomino: Noite de São Paulo vai do underground à elite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.