São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSCAR Cerimônia ganha novo teatro


ADRIANE GRAU
em San Francisco

Quando completar 73 anos, em 2001, o Oscar finalmente terá casa própria. Um teatro ainda sem nome será construído no coração de Hollywood especialmente para a cerimônia, que acontece anualmente, no mês de março.
O projeto de US$ 350 milhões foi anunciado na quinta-feira em Los Angeles pelo presidente da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, Robert Rehme. Os mais de 6.000 membros da academia premiam a cada ano os melhores do cinema.

Próximo ao "passado"
A parceria entre a academia e a incorporadora TrizecHahn, de San Diego, prevê a remodelagem de uma área do Hollywood Boulevard próxima ao Highland Boulevard.
O novo teatro ficará em frente ao hotel Roosevelt, onde aconteceu a primeira cerimônia de entrega do Oscar, em 1929.
Segundo a agência de desenvolvimento municipal de Los Angeles, a região recebe anualmente a visita de 9,5 milhões de turistas. Eles são atraídos pela vizinha calçada da Fama.
Para atender às necessidades específicas da transmissão ao vivo da cerimônia de entrega do Oscar, o teatro acomodará 3.300 assentos em três níveis.
O poço da orquestra terá um "pódio tecnológico", onde serão instaladas as câmeras e equipamentos de iluminação.
Ao seu redor sentarão os indicados ao Oscar, que terão fácil acesso ao palco. Num salão de bailes adjacente ao teatro acontecerá o Governor's Ball que acontece depois da cerimônia.

Comodidade e diversão
O projeto do arquiteto David Rockwell leva para Los Angeles o mesmo conceito que mistura fácil acesso, diversão e mídia no Radio City Music Hall, que ele está reformando em Nova York.
O teatro terá estacionamento para 3.000 carros e ficará em cima de uma estação de metrô que vai ligá-lo ao centro da cidade e aos estúdios da Universal.
Ao fundo, pode ser visto, à distância, o famoso letreiro com a palavra "Hollywood" plantado nos morros de mesmo nome.
O palco de 37 por 23 metros servirá para peças de teatro e musicais durante o ano, quando a capacidade do teatro pode ser reduzida para 2.000 assentos.
A TrizecHahn pretende também reformar um hotel de 470 quartos que fará parte do complexo.
Robert Rehme afirma ainda que a cerimônia do ano que vem acontecerá no Dorothy Chandler Pavilion e a do ano seguinte encerrará o reinado do ultracafona Shrine Auditorium.
O novo teatro do Oscar vai contar também com sala para 1.500 jornalistas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.