UOL


São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURITIBA POP FESTIVAL

Breeders mostram que ainda têm fôlego

Rosa Bastos/Folha Imagem
Kim Deal, do Breeders, em show no festival curitibano


THIAGO NEY
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Kim Deal ainda está em forma. Ela ganhou alguns quilos, não ostenta mais o corpo de musa roqueira do final dos anos 80, quando tocava baixo nos Pixies, mas, pelo entusiasmo (de público e banda) visto no show dos Breeders, sábado, no encerramento do Curitiba Pop Festival (público de 4.000 em dois dias), Kim Deal e seu grupo ainda se colocam no primeiro escalão do rock.
A expectativa que cercava a apresentação do Breeders não era pouca. Afinal, com Kim Deal empunhando sua guitarra e fumando um cigarro atrás do outro, assistíamos a um pixie pela primeira vez no Brasil.
Eles, os Breeders (entre eles a irmã de Kim, Kelley), sabiam disso e incluíram em seu set "Gigantic", um hino composto por Kim para o primeiro álbum do Pixies, "Surfer Rosa".
Após muitas e muitas músicas tocadas -23 ao todo-, os fãs dos Breeders -e da ex-banda de Kim- saíram da Ópera de Arame satisfeitos.
Dos outros internacionais, os grupos Rubin Steiner e Stereo Total, destaque vai para o primeiro, que fez o público dançar disco music a partir de laptops, violoncelo e trombone.

Cena independente
Mas não foi só dos internacionais que viveu o festival. O evento se propôs a mostrar um panorama do rock independente brasileiro. E conseguiu.
Na sexta, chamaram a atenção os curitibanos Bad Folks (que trazem o country à esfera pop), ESS (um eletrônico "sujo" com guitarras) e a distorção dos mineiros Valv. No sábado, o público se animou com a Nação Zumbi, com os gaúchos Bidê ou Balde, Cachorro Grande (no final o grupo se meteu numa briga com seguranças ao tentar quebrar alguns instrumentos) e Walverdes e houve espaço para o pesado MQN e o "vintage" Faichecleres.


O jornalista Thiago Ney viajou a convite da organização do evento


Texto Anterior: Eletronika: Rap, funk e VJ ganham enfim a carteira de sócios da eletrônica
Próximo Texto: Lula manda Gil e Gushiken aos artistas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.