São Paulo, segunda, 6 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival celebra 300 anos de Ouro Preto

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O Festival de Inverno da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), comemorativo dos 300 anos de Ouro Preto (MG), começou ontem na cidade histórica mineira -considerada patrimônio cultural da humanidade.
A programação do festival vai até 25 de julho na cidade (a 90 km de Belo Horizonte).
Serão, ao todo, 65 cursos e oficinas, além de 28 espetáculos, mostras e exposições. O orçamento para este ano é de R$ 800 mil.
O show "Tambores de Minas", de Milton Nascimento, é a atração da próxima quarta-feira. No sábado, a Cia. Deborah Colker apresenta o espetáculo "Rota".
Hoje, o grupo Ur=Hor mostra a coreografia "Creme". A banda mineira Jota Quest faz o show de encerramento, no dia 25.
Mais 61 espetáculos estão programados em vários locais da cidade até o fim do festival.
Entre as 65 oficinas, três foram programadas especialmente para homenagear o tricentenário de Ouro Preto.
Um congresso internacional sobre Ouro Preto e o curso "Cultura e Arte Barroca" pretendem divulgar os trabalhos mais recentes sobre as manifestações do barroco.
Na área de fotografia, professores e alunos vão prestar uma homenagem à cidade, documentando o interior das moradias e produzindo um "conto visual" sobre Ouro Preto.
As oficinas também incluem artes plásticas, cinema, dança, literatura, música, teatro e vídeo. Para crianças e adolescentes, há seis cursos disponíveis.
Entre os professores convidados estão o inglês Bryan Talbot, a americana Lana Kay Rosenberg, que dará aulas de dança moderna, e o diretor artístico do grupo Mabou Mines, Terry O'Reilly.
Do Brasil, participam a coreógrafa Deborah Colker, o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e o videomaker Éder Santos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.