|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"EVANDRO TEIXEIRA - INSTANTÂNEOS DA REALIDADE"
Documentário sobre fotógrafo tem mais exaltação que informação
EDER CHIODETTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Entra hoje em circuito comercial o documentário
"Evandro Teixeira - Instantâneos
da Realidade", que narra em 76
minutos um pouco da vida e obra
de Evandro Teixeira, 69, repórter-fotográfico do Jornal do Brasil
que, ao longo de 37 anos, vem
construindo uma das carreiras
mais notáveis entre os fotógrafos
de imprensa no Brasil.
Com roteiro e direção de Paulo
Fontenelle, "Instantâneos" se baseia em uma série de depoimentos de familiares, amigos e pessoas que trabalharam em algum
momento com Teixeira.
As fotografias, geralmente em
preto e branco, realizadas por Teixeira ao longo de sua carreira, ainda em plena atividade, surgem em
blocos organizados por temas, como o golpe militar de 1964, os
conflitos da polícia com estudantes em 1968, coberturas de Olimpíadas e Copas do Mundo, o suicídio coletivo comandado pelo
pastor Jim Jones e sua seita, em
1978, na Guiana, além de muitas
cenas do cotidiano do Rio de Janeiro e do Brasil em geral.
Boa parte do filme se passa na
região de Canudos, tema do mais
recente livro do fotógrafo: "Canudos 100 anos", publicado em 1997,
no qual Teixeira fotografou sobreviventes da saga de Antônio
Conselheiro, todos com mais de
100 anos de idade.
O roteiro do filme desenvolvido
pelo diretor, porém, privilegia em
demasia depoimentos excessivamente elogiosos ao fotógrafo, que
pouco contribuem para uma
prospecção mais séria sobre o fotojornalismo ou mesmo sobre o
olhar particular de Teixeira.
O filme acaba soando um pouco
como o lendário programa televisivo "Essa é a Sua Vida", de J. Silvestre. Menos exaltação e mais informação teria sido um caminho
mais profícuo tanto para o público quanto para o homenageado.
Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade
Produção: Brasil, 2003
Direção: Paulo Fontenelle
Quando: a partir de hoje, no Espaço
Unibanco
Texto Anterior: "Minha Mãe Gosta de Mulher": Comédia espanhola reforça um preconceito que quer combater Próximo Texto: "Diário de uma Paixão": Beleza do filme está na habilidade de embalsamar imagens vividas Índice
|