São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"EVANDRO TEIXEIRA - INSTANTÂNEOS DA REALIDADE"

Documentário sobre fotógrafo tem mais exaltação que informação

EDER CHIODETTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entra hoje em circuito comercial o documentário "Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade", que narra em 76 minutos um pouco da vida e obra de Evandro Teixeira, 69, repórter-fotográfico do Jornal do Brasil que, ao longo de 37 anos, vem construindo uma das carreiras mais notáveis entre os fotógrafos de imprensa no Brasil.
Com roteiro e direção de Paulo Fontenelle, "Instantâneos" se baseia em uma série de depoimentos de familiares, amigos e pessoas que trabalharam em algum momento com Teixeira.
As fotografias, geralmente em preto e branco, realizadas por Teixeira ao longo de sua carreira, ainda em plena atividade, surgem em blocos organizados por temas, como o golpe militar de 1964, os conflitos da polícia com estudantes em 1968, coberturas de Olimpíadas e Copas do Mundo, o suicídio coletivo comandado pelo pastor Jim Jones e sua seita, em 1978, na Guiana, além de muitas cenas do cotidiano do Rio de Janeiro e do Brasil em geral.
Boa parte do filme se passa na região de Canudos, tema do mais recente livro do fotógrafo: "Canudos 100 anos", publicado em 1997, no qual Teixeira fotografou sobreviventes da saga de Antônio Conselheiro, todos com mais de 100 anos de idade.
O roteiro do filme desenvolvido pelo diretor, porém, privilegia em demasia depoimentos excessivamente elogiosos ao fotógrafo, que pouco contribuem para uma prospecção mais séria sobre o fotojornalismo ou mesmo sobre o olhar particular de Teixeira.
O filme acaba soando um pouco como o lendário programa televisivo "Essa é a Sua Vida", de J. Silvestre. Menos exaltação e mais informação teria sido um caminho mais profícuo tanto para o público quanto para o homenageado.


Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade
 
Produção: Brasil, 2003
Direção: Paulo Fontenelle
Quando: a partir de hoje, no Espaço Unibanco



Texto Anterior: "Minha Mãe Gosta de Mulher": Comédia espanhola reforça um preconceito que quer combater
Próximo Texto: "Diário de uma Paixão": Beleza do filme está na habilidade de embalsamar imagens vividas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.