São Paulo, Segunda-feira, 06 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Mostra reúne obras feitas com tinta, lápis e sangue
Londres recebe 456 desenhos sobre papel de Joseph Beuys

PAULO VIEIRA
especial para a Folha, em Londres

Àqueles que conhecem o alemão Joseph Beuys (1921-1986) por suas obtusas esculturas ou por suas dinâmicas performances, a exposição que a Royal Academy of Arts leva em Londres até setembro pode parecer singela demais. "O Caderno Secreto Para Uma Pessoa Secreta na Irlanda", reunião de desenhos e colagens sobre papel feitos pelo artista entre 1936 e 1976, é o que Beuys afirmou ser "uma seleção de modos de pensar em evolução".
São 456 desenhos, feitos em materiais diversos, como sangue, tinta e lápis, sobre o papel que houvesse à mão.
O Reino Unido e a Irlanda viram, no ano de 1974, 266 desses trabalhos, numa exposição que o próprio artista ajudou a montar em Oxford e depois seguiu por outras cidades.
Beuys foi um arguto observador da natureza, de onde vêm os estudos de plantas que aparecem na mostra, as cabeças de veado (animal que fazia parte de um bestiário particular do artista) e os detalhes da fisiologia genital feminina -tema associado a algo que muito lhe interessava: o ciclo de vida.
Outros assuntos foram invocados pelo artista e aparecem nessa mostra: mitologia, história, religião, as feridas da Segunda Grande Guerra na Europa e a era glacial eurasiana.
Beuys viveu brevemente na Irlanda, mas o título da exposição não faz jus a qualquer atividade clandestina que o artista tenha desenvolvido no país. O que contava era dar o pontapé inicial em um jogo em que a criatividade seria supostamente o motor para algo que definia como bem comum.


Texto Anterior: Preso a fórmula, Greenaway só faz auto-reverência
Próximo Texto: Artista criou mitologia pessoal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.