São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Morre Dr. Smith de "Perdidos no Espaço"

DA REDAÇÃO

Morreu no último domingo, aos 87 anos, vítima de um coágulo no coração em um hospital de Los Angeles, o ator norte-americano Jonathan Harris, que interpretava o vilão Dr. Smith na série de TV "Perdidos no Espaço". A informação foi revelada anteontem por um amigo da família do ator, o diretor Kevin J. Burns.
Harris -nascido Jonathan Charasuchin no bairro do Bronx, em Nova York, filho de judeus russos- começou a atuar em peças de teatro no ano de 1942, após desistir de seguir a carreira de farmacêutico. Sua estréia foi na montagem da Broadway "Heart of the City". Chegou a trabalhar em espetáculos que animavam frentes de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Após conseguir papéis em séries como "Bonanza" e "The Bill Dana Show", e de obter sucesso no seriado "The Third Man", entre 1957 e 1960, o ator foi chamado para compor o elenco de "Perdidos no Espaço", que lhe daria o papel de Dr. Smith, o de maior sucesso em sua carreira.
Seu personagem era responsável por atrapalhar as tentativas da família Robinson, em uma missão de colonização no espaço, de voltar à Terra.
Para escapar da fala característica de seu bairro de origem, Harris adotou um sotaque britânico, que marcaria seu personagem na série. Quando questionado se havia nascido na Inglaterra, Harris dizia: "Ah não, querido, sou apenas afetado".
Durante a caracterização de Dr. Smtih, Harris contou que passou uma madrugada inteira tentando imaginar os famosos insultos que fazia ao robô que acompanhava a família Robinson na viagem.
O seriado foi cancelado de forma não esperada em 1968. Para o ator, "Perdidos no Espaço" poderia durar mais dois anos. No Brasil, foi exibida a partir do final dos anos 60. A dublagem do personagem Dr. Smith ficou a cargo de Borges de Barros.
A série foi tema de um documentário em 1998, "Lost in Space Forever" e inspirou no mesmo ano um longa-metragem com o ator Matt LeBlanc, de "Friends", e Gary Oldman -como Dr. Smith- no elenco. O filme, orçado em US$ 90 milhões, foi mal recebido pela crítica e teve um desempenho abaixo do esperado nas bilheterias.
Uma nova versão de "Perdidos no Espaço", em formato de minissérie, estaria sendo planejada pela TV NBC em comemoração aos 75 anos da rede. O projeto iria ao ar dependendo do sucesso de um filme-piloto.
Jonathan Harris fez seus últimos trabalhos em animações digitais dos estúdios Pixar, dublando o mágico Manny em "Vida de Inseto" e um "médico" de bonecos no segundo filme da série "Toy Story".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Teatro: Ato público quer evitar "esvaziamento" da Escola Livre
Próximo Texto: Cinema: Mexicano filmará longa de ficção no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.