São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Sai Eugene O'Neill inédito

Um dos principais dramaturgos de língua inglesa do século 20 e Nobel em 1936, o americano Eugene O'Neill (1888-1953) terá lançadas pela primeira vez no Brasil duas peças cruciais. "Estranho Interlúdio", que lhe valeu o segundo Pulitzer, narra as facetas de uma mulher por meio de seus relacionamentos ao longo da vida -como filha, mãe e mulher. Já "Piedade Cruel", que confronta desejo e realidade, é a peça que ele mesmo considerava sua melhor. As duas obras de O'Neill, que foi influência marcante na dramaturgia de Nelson Rodrigues, serão publicadas pela Edusp.



Zahar tem mudanças e novas obras
Estimulada pelo sucesso de obras como "Alice", do inglês Lewis Carroll -que já vendeu 80 mil exemplares-, a Zahar incorporou o escritor Rodrigo Lacerda a seu conselho editorial. "A ideia é fortalecer a área", disse à coluna a editora-executiva, Mariana Zahar.
Em outra frente, a editora lança no final do mês "A Onda", de Susan Casey, que está na lista dos mais vendidos do "New York Times" desde sua publicação, em setembro passado. Nele, a jornalista conta suas viagens em busca das maiores ondas do planeta. Dela também sai, em 2011, "The Devil"s Teeth" (os dentes do diabo), em que narra suas aventuras com tubarões.

Daniel Garcia/France Press
LIVRARIA TOP
A Ateneo, de Buenos Aires, foi eleita uma das dez melhores do mundo pelo guia "Lonely Planet's Best in Travel'; não há nenhuma brasileira

Novo livro de Appiah sai em junho
Recém-lançado nos EUA, "The Honor Code - How Moral Revolutions Happen" (o código de honra - como as revoluções acontecem) foi comprado pela Companhia das Letras, que deverá publicá-lo em junho.
O filósofo, que é professor na Universidade Princeton, estuda quatro casos revolucionários para demonstrar como mudanças na noção de honra podem provocar benefícios no comportamento de toda a sociedade. Negro, Appiah é uma das vozes mais atuantes e influentes no debate público de seu país.

Contagem regressiva
Também para 2011, pela Leya, é "Countdown" (contagem regressiva), em que o jornalista Alan Weisman defende a redução gradativa da população do planeta e propõe um plano para já, de modo a atingir a meta até 2100.

Revolta na Amazon
Indignados com o alto preço dos Kindles, consumidores do site Amazon atribuíram notas baixas a livros de escritores canônicos, como Stephen King. O aumento dos preços ocorreu por pressão das grandes editoras.



Texto Anterior: Livros - Crítica/Reportagem: "Ensaios", de Capote, exala atmosfera do século 20
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.