São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Quando os sonhos se tornam animação

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Steven Spielberg , em carne e osso, aparece em frente a um bufê interminável. Há pratos de vários tipos de comida, e ele começa a devorar todos, esfaimado, sem jeito de que vá parar tão cedo.
De repente, percebe chocado que os pratos são partes de seu próprio corpo -e mesmo assim continua comendo.
A idéia não poderia ser mais original e engraçada.
O site canadense CountingDown (www.countingdown. com) está chamando algumas personalidades cinematográficas para contar seus sonhos.
Então os transforma em curtas animados. Começou na última segunda com o diretor de "E.T.", com duração de 3min05 e 2 MB de tamanho.
No mesmo dia, estreou também a tradução "minifílmica" da imaginação fértil de Ron Howard, o cineasta responsável por "O Grinch" e "Apollo 13".
No sonho do engraçado diretor, que dura 3min15 e tem 4 MB, ele está comandando um set de filmagem quando começa a ser perseguido por uma atriz com "a bunda do tamanho de um caminhão daqueles de sorvete".
A história é recorrente na vida real, principalmente quando Howard está filmando. "Em época de filmagem, sinto-me como se estivesse na véspera de uma prova importantíssima, e isso durante quatro meses", diz ele ao site.
Agora, nas próximas semanas, será a vez dos atores Steve Martin (que imagina um encontro erótico com a supermodelo alemã Claudia Schiffer), Drew Barrymore e Noah Wyle (de "E.R.") verem suas maluquices transformadas em desenho animado.
Só isso já justificaria a visita ao site, que começou como um fanzine e recentemente foi adquirido pelo pessoal do abortado Pop.Com. Mas tem mais.
Na parte noticiosa, o endereço traz tudo sobre as próximas estréias, como "Hannibal", inclusive quantos dias, horas e minutos faltam (daí o seu nome, "contagem regressiva" em inglês). E mesmo de obras em produção, como a versão de Tim Burton para a cinessérie "O Planeta dos Macacos".
Com estréia programada para 27 de julho nos EUA, o filme não é exatamente uma refilmagem, explica o cineasta no CountingDown. "Nós estamos tentando ser completamente respeitosos ao original, mas adicionamos novos personagens e histórias."
Entre as novidades, o personagem interpretado por Tim Roth, o chimpanzé General Thade. "Ele é definitivamente o vilão do filme. E um vilão de primeira."

MAIS TRÊS COISAS

1. Jack in the book
Quando já era cinquentão, o ator Jack Nicholson descobriu, graças a um repórter da revista "Time", que a mulher que ele chamava de mãe era na verdade sua avó e que a pessoa que ele pensava se tratar de sua irmã mais velha é que era sua verdadeira mãe. Seu pai, Donald Furcillo-Rose, morto em 1997, o abandonou quando ele era criança e passou o resto de sua vida tentando se reconciliar com o filho famoso, que nunca o perdoou. Essas e outras histórias serão contadas por sua meia-irmã, Donna Rose, no e-livro "You Don't Know Jack -°The Tale of a Father Once Removed". Assim que tiver site, eu aviso.

2. Estado vegetativo
O e-livro em partes "The Plant", de Stephen King, acabou mesmo. E no meio do caminho, o que é pior. O mestre do horror escrevia cada capítulo dependendo do número de downloads pagos que o anterior conseguia em seu site oficial (www.stephenking.com). Chegou a seis e avisou que abandonaria o projeto, pois não havia leitores suficientes. Agora, há uma tal "lista de espera" que, se chegar a um número que mr. King ache razoável, pode fazer com que ele faça o sétimo capítulo e assim por diante...

3. O site da semana
www.vitruvius.com.br
É um dos mais completos, se não o mais completo site de arquitetura no Brasil. Arquitetos discutem cidades, entrevistam outros arquitetos, há uma livraria especializada e várias outras boas idéias. Por exemplo, a seção "Documento", em que um atualíssimo texto de Gregori Warchavchik (1896-1976), de 1928 para o extinto "Correio Paulistano", reclama da pauta dos jornais brasileiros.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

Site: www.uol.com.br/sergiodavila

Texto Anterior: História: Primeiro jornal brasileiro ganha reedição fac símile
Próximo Texto: TV/Crítica: "Porto dos Milagres" agrega clichês bem-feitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.