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São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

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CINEMA/"AMOR À SEGUNDA VISTA"

Comédia com Bullock e Grant desdenha da militância política

CRÍTICO DA FOLHA

Na sequência que abre o filme "Amor à Segunda Vista", a advogada idealista Lucy Kelson (interpretada por Sandra Bullock) e dois amigos tentam sozinhos impedir a demolição de um edifício antigo nos arredores de Nova York.
Eles são figuras um tanto ridículas. De um lado, Lucy grita como um bezerro abandonado, enquanto seus amigos obedecem cegamente às suas ordens.
Do outro, o mestre-de-obras ameaça esmagá-los junto com o prédio, observado por meia dúzia de pedestres que ri da cena, mantendo-se fora do protesto. Era para ter sido cômico, mas é apenas patético.
Essa advogada idealista, pelas artimanhas dos roteiros formulários, vai trabalhar para o multimilionário George Wade (Hugh Grant), justamente o responsável pela derrubada daquele e de outros edifícios históricos.
Mas, como faz questão de professar o longa-metragem "Amor à Segunda Vista", idealismos são facilmente compráveis: num estalar de dedos a advogada Lucy Kelson troca a militância por um gordo salário anual.

Estereótipos
Desenvolve-se, a partir daí, mais uma tola comédia romântica, com Bullock encarnando o estereótipo da mulher neurótica e Grant fazendo o personagem de sempre (o garotão mimado, com eternos problemas de relacionamento).
Mas "Amor à Segunda Vista" talvez seja um pouquinho mais perverso do que tantos outros filmes hollywoodianos do tipo linha de montagem como esse.
Além de reforçar valores românticos no mínimo bobos e trazer piadas um tanto sem graça, o filme tem um pano de fundo político bastante cruel. Com uma pretensa aparência crítica (até Bush é execrado num dos diálogos), "Amor à Segunda Vista" desdenha da militância política e reforça a sedução implacável da vida esbanjadora como se ela estivesse à disposição de qualquer mocinha disposta a trocar suas neuroses por um príncipe encantado milionário, como o faz Sandra Bullock.
É assim que, com sua forma de produção em grande escala, o grande cinema norte-americano atual não se faz apenas aguado, mas também político. Cabe a ele reforçar e retransmitir valores quase pré-históricos de tão antiquados, mas que na verdade continuam vivos e sem perspectivas de mudar.
(PEDRO BUTCHER)


Amor à Segunda Vista
Two Weeks Notice
  Produção: EUA, 2002
Direção: Marc Lawrence
Com: Sandra Bullock, Hugh Grant e Mark Feuerstein
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Gemini, Metrô Santa Cruz, SP Market e circuito



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