São Paulo, sábado, 7 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

AO MESTRE, COM CARINHO
SBT, 13h40. (To Sir, with Love). Inglaterra, 1967, 104 min. Direção: James Clavell. Com Sidney Poitier, Christian Roberts. Em busca de emprego, Poitier topa ser professor de um grupo de jovens pobres e rebeldes. Domá-los será a função a que se vai dedicar. Simpático e valorizado por Poitier, rende uma matinê ok. Mas nada do outro mundo.

O SEGREDO DO TEMPLO DA MORTE
SBT, 15h45.
(River of Adventure). EUA, 1995, 78 min. Direção: Peter Rose. Com David Taylor, Alexis Jackson. Enquanto passa férias na Turquia, agente britânico passa a investigar uma possível transação criminosa. Acaba preso e seus filhos é que têm de se virar para livrá-lo da situação. Inédito.

MILAGRE NA SELVA
Bandeirantes, 20h30.

(Miracles in the Wilderness). EUA, 1991, 89 min. Direção: Kevin Dobson. Com Kris Kristofferson, Kim Cattrall. Família americana é raptada por tribo de índios do Canadá, pouco antes do Natal. Um milagre acontecerá. Quanto ao filme, nenhum milagre. Dobson continua inepto.

A LUTA FINAL
Record, 21h30.
(Final Fight). 1989, 95 min. Direção: Sheyi Goto. Com Yasuaki Kurata, Yam Tat Wah, Solo Yeung. Ex-lutador de artes marciais tem de voltar aos ringues, depois que um discípulo morre. Seu objetivo é livrar-se do opróbio em que consistiu a morte do rapaz, voltando a ser o número um. Inédito.

FORÇA DE ATAQUE Z CNT/Gazeta 21h30.
(Attack Force Z). Austrália/Taiwan, 1981, 84 min. Direção: Tim Burstall. John Phillip Law, Sam Neill, Mel Gibson. Durante a Segunda Guerra, comando em missão busca sobreviventes de queda de avião, em ilha ocupada pelos japoneses.

A FUGA
Globo, 21h40.
(The Getaway). 1994. Direção: Roger Donaldson. Com Alec Baldwin, Kim Basinger e James Woods. Casal de assaltantes é perseguido pela polícia depois que ela (Basinger) ajuda o marido (Baldwin) a fugir da prisão.

O ENCOURAÇADO POTEMKIN
Cultura, 22h30.
(Bronenosets Potyomkin). URSS, 1925, 65 min. Direção: Sergei Eisenstein. Com A. Antonov, V. Basky, G. Alexandrov. O motim dos marinheiros do Potemkin em 1905, e seu caráter de prévia da Revolução de 1917 são evocados no mais célebre filme de Eisenstein, e um dos mais belos. Àparte a montagem revolucionária, em que o corte servia para aproximar duas idéias e criar um conceito pela imagem (novidade ainda hoje fascinante), Eisenstein é um esteta raro, um dos mais fortes cineastas de todos os tempos, em termos de composição. A ver, obrigatoriamente (de preferência sem nenhuma música eventual: quanto maior o silêncio, melhor é o filme),

UMA JANELA PARA A ARTE
Bandeirantes, 23h.
(Picture Windows). EUA, 1995, 92 min. Direção: Norman Jewison/Joe Dante/Peter Bogdanovich. Com Arlan Arkin, Brian Keith, George Segal. À moda do "Veja Esta Canção", de Carlos Diegues, temos aqui um "Veja Este Quadro", com três cineastas inspirando-se em quadros ou gravuras (de Edward Hopper, Frederic Remington e Botticelli, respectivamente) para compor suas histórias. Dos três, Jewison nunca foi grande coisa, Joe Dante está meio decadente e Bogdanovich é muito irregular. Contrato de risco. Inédito.

A MULHER SENSUAL
CNT/Gazeta, 23h.
Brasil, 1981, 106 min. Direção: Antônio Calmon. Com Helena Ramos, Paulo Ramos, Alcione Mazzeo. As duas vidas de uma atriz. Em uma, ela é um simbolo sexual. Na outra, uma mulher frígida. Calmon não foi muito longe, dessa vez.

O RETORNO
Manchete, 0h.
(The Comeback). EUA, 1988, 96 min. Direção: Jerrold Freedman. Com Robert Urich, Chynna Phillips, Ronnie Cox. Ex-astro de futebol americano, que teve a carreira encerrada por conta de um acidente e depois desapareceu, volta a sua cidade, anos e anos depois, para reencontrar o filho, já universitário. Drama feito para a TV, com pouco a dizer.

A FAMÍLIA PERFEITA
SBT, 0h20.
(Perfect Family). EUA, 1992, 93 min. Direção: E.W. Swackhamer. Com Bruce Boxleitner, Jennifer O'Neil. Mulher que recebe casal de irmãos nos fundos da casa onde mora envolve-se com o rapaz, que é completamente biruta e, em vista da nova relação, fica ainda mais tresloucado e, para começar, mata a irmã.

CONFLITO EM LOS ANGELES
Globo, 1h45.
(Heat Wave). 1990. Direção: Kevin Hooks. Com Cicely Tyson, Blair Underwood e James Earl Jones. Editor do "LA Times" decide que não dá para escalar um repórter branco para cobrir os conflitos em Watts. Investe então em um jovem repórter negro que cumpre brilhantemente a tarefa.


TV PAGA
Dietrich ofusca 2 boas estréias

da Redação

O Brasil, que anda fazendo bonito na TV paga nos últimos dias, hoje se sai com dois belos trabalhos de estréia: "Beijo 2348/72", comédia burocrática de Walter Rogério, e "Marvada Carne" (Bravo Brasil, 20h), comédia caipira de André Klotzel.
São talvez os cineastas mais inteligentes da geração que surgiu nos anos 80 na Vila Madalena, que transitam com desenvoltura por um repertório popular, sem as vicissitudes habituais do filme popular brasileiro.
É verdade que ambos ficam um tanto ofuscados diante de "Expresso para Xangai" (Telecine 5, 2h20), um Joseph von Sternberg de arromba, com uma Marlene Dietrich idem. Mas quantos filmes no mundo não ficariam? (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.