São Paulo, sábado, 07 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos celebram realizador em obra "aberta"

DA REPORTAGEM LOCAL

Um outro projeto tratou de reviver Stanley Kubrick nas telas. "Stanley and Us" (Stanley e Nós) vem da Itália e, na verdade, começou a ser concebido em 97, antes mesmo da morte do cineasta.
Naquele ano, Kubrick seria homenageado pelo Festival de Veneza, recebendo o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra. Federico Greco, Stefano Landini e Mauro di Flaviano pensaram que o festival seria uma boa oportunidade para entrevistar pessoas ligadas a Kubrick, que estariam presentes para celebrá-lo.
Falaram com o diretor de fotografia Carlo di Palma, que trabalhara em "2001 - Uma Odisséia no Espaço", com Malcolm McDowell, protagonista de "Laranja Mecânica", e com o crítico francês Michel Ciment, amigo do cineasta e autor do livro-ensaio "Kubrick". Mas continuavam sem saber como estruturar o filme.
A saga dos três italianos passa por contatos e pesquisas feitos de Roma e viagens à Inglaterra, buscando pistas de filmes passados e dados da vida do realizador, para quase se interromper com a morte de Kubrick, em março de 99.
Financiados pela Raisat Cinema, porém, conseguem reunir, em setembro do mesmo ano, 30 episódios no conjunto denominado "Aspettando Stanley and Us" (Esperando Stanley e Nós). E, no começo de outubro, exibem "Stanley and Us", um "making of" de sua trajetória até então.
O projeto foi exibido, integralmente ou em partes, por vários canais de TV, cineclubes e festivais pelo mundo, e os episódios continuaram se acumulando.
Os realizadores o definem como um "work in progress". Acreditando que não seria possível fechar seu trabalho em um formato tradicional, hoje contam 38 episódios de 15 minutos cada um, além do documentário de 60, que é como o episódio "número zero".
Ao se completarem dois anos da morte de Kubrick, o site Libera Films, que vende produções on-line, pôs à disposição dos internautas quatro curtas editados a partir do material do projeto.
Cada filme tem cerca de 30 minutos e pode ser baixado por três euros (cerca de R$ 6). Falam de fotografia, cenografia e música, Kubrick na intimidade e "Inteligência Artificial" -longa que Kubrick confiou a Spielberg e que acaba de estrear nos EUA.
(FRANCESCA ANGIOLILLO)

Na internet: www.stanleyandus.com; utenti.tripod.it/stanleyandus; www.liberafilms.com



Texto Anterior: Cinema: "Uma Vida Quadro a Quadro" disseca Kubrick
Próximo Texto: "Sunshine - O despertar de um século": Negando origens, Szabó traça panorama de uma época
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.