São Paulo, sexta, 7 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

A VOLTA AO MUNDO PRÉ-HISTÓRICO
Bandeirantes, 13h. (Dinosaurus). EUA, 1960, 83 min. Direção: Irvin S. Yeaworth Jr. Com Ward Ramsey e Paul Lukather. Engenheiro vai a ilha tropical empreender um negócio e descobre corpos de dinossauros. Estes, mais tarde, ressuscitam e, bem, o resto já se sabe. Curioso contraponto ao blockbuster "Jurassic Park", o que vale uma zapeada.

COCKTAIL
SBT, 13h30.
(Idem). EUA, 1988, 103 min. Direção: Roger Donaldson. Com Tom Cruise e Elizabeth Shue. Jovem ambicioso aprende a "arte" de fazer coquetéis com um veterano. Mais tarde, cada um toma um rumo de fracassos e sucessos. Primeiro erro: o filme se espelha no maravilhoso "A Cor do Dinheiro", de Scorsese, sem obter tal brilho. Segundo: há um excesso de Tom Cruise.

SHOOTFIGHTER 2
Bandeirantes, 15h.
(Idem). EUA, 1995, 90 min. Direção: Paul Ziller. Com Bolo Yeung e William Zabka. Mestre de artes marciais, após ter seu filho morto, busca vingança treinando lutadores para a empreitada. O herói do filme, pior que Charles Bronson, apela para a hipocrisia e não faz justiça pelas próprias mãos, como é esperado neste gênero horrendo de obras. A perdoar, mas também desligar.

OS HERÓIS NÃO TÊM IDADE
Globo, 15h30.
(Cloak and Dagger). EUA, 1984. Direção: Richard Franklin. Com Henry Thomas e Dabney Coleman. Garoto com grande imaginação se diverte inventando jogos eletrônicos. Acaba, um dia, envolvido numa história real de espionagem, o que põe sua vida em perigo. Filme fraquinho, mas é um pequeno clássico que veio da era dos Atari e da microinformática rústica. Vale uma espiada.

PAPAI FUJÃO
SBT, 21h45.
(Fatherhood). EUA, 1993, 94 min. Direção: Darrell James Roodt. Com Patrick Swayze e Halle Berry. Homem foge da prisão e, com seus filhos, tenta escapar da polícia. O resultado é uma baba piegas nesse filme tolo que instiga uma revisão no belíssimo "Um Mundo Perfeito", de Clint Eastwood.

A CASA DA NOITE ETERNA
Bandeirantes, 22h30.
(The Legend of Hell House). Inglaterra, 1973, 94 min. Direção: John Hough. Com Pamela Franklin e Roddy McDowall. Nessa história repleta de suspense, milionário contrata paranormais para pesquisarem sua casa, cuja história é marcada por misteriosos acontecimentos. Um suspense fácil, em princípio, fácil de se fazer. Mas esse suspense fácil conseguiu transpassar os anos. Belo filme, que vale uma olhada para os que só conhecem o horror fast-food de Jason ("Sexta-Feira 13") e Freddy Krueger ("A Hora do Pesadelo").

LUZES APAGADAS
Cultura, 23h30.
(Idem). Brasil, 1953, 90 min. Direção: Carlos Thiré. Com Hermínio Spalla e Maria Fernanda. Um faroleiro que vive isolado com sua filha numa ilha, seus dilemas psicológicos e afetivos. Além de dirigido pelo pai de Cecil Thiré, vale ser visto porque muito lembra o maneirista "A Ostra e o Vento", mais recente obra de Walter Lima Jr.

INTERCINE
Globo, 0h10.
As opções para hoje são "Pedágio da Morte" (1994, de Salome Breziner), filme inédito, e "Amor Fatal" (1992, de Tom Mcloughlin).

MARY STUART, RAINHA DA ESCÓCIA
Globo, 2h05.
(Mary, Queen of Scots). Inglaterra, 1971. Direção: Charles Jarrott. Com Vanessa Redgrave e Glensa Jackson. A história de Mary Stuart, a católica rainha da Escócia que acabou perseguida pelos nobres escoceses. Filme burocrático, mas as presenças de Redgrave, Jackson e Trevor Howard estão acima da média. Vale uma espiada, ainda que desconfiada.

NOITES ARDENTES
Bandeirantes, 3h05.
(Night Fire). EUA, 1994, 97 min. Direção: Mike Sedan. Com Shannon Tweed e John Laughlin. Casal isolado em noites de amor em casa recebe a visita de um desconhecido e extravagante casal que lhes ensina novas práticas. Há fortes chances dele estar escondendo algo terrível, supostamente um crime. Extravagância maior seria o espectador enfrentar este abacaxi.

MULHERES, AMIGAS E IRMÃS
Globo, 4h15.
(The Lemon Sisters). EUA, 1990. Direção: Joyce Chopra. Com Diane Keaton e Carol Kane. Três cantoras da noite chegam à meia-idade e resolvem fazer um balanço de suas vidas em Atlantic City. Elas poderiam, sim, deixar para refletir sobre suas vidas aos 90 anos, não agora. O filme é chatíssimo.

TV PAGA
O grande dia do Cinemax

da Redação

O canal Cinemax entra hoje com uma programação arrasadora, de que "Olivier, Olivier" (7h15), de Agnieszka Holland, é uma espécie de aperitivo.
Logo em seguida vem "Clamor do Sexo" (9h15), possivelmente o melhor filme de Elia Kazan e a mais bela Natalie Wood.
Já bastaria por um dia, mas a noite nos reserva "Embriaguez do Sucesso" (20h), obra-prima de Alexander Mackendrick sobre o jornalismo de fofocas (mas também sobre a submissão arrivista), com um Burt Lancaster e um Tony Curtis memoráveis.
Para terminar, vem "Glória Feita de Sangue" (21h45), de Stanley Kubrick, sobre as baixezas das altas patentes francesas durante a Primeira Guerra Mundial. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.