São Paulo, Sábado, 07 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRA
Livraria Futuro Infinito mostra edições que circulam em papel, CD-ROM e na Internet até 8 de setembro
Fanzines do mundo todo estão em SP

ANTONINA LEMOS
da Reportagem Local

Um evento que começa hoje em São Paulo recupera a máxima punk "faça você mesmo". A livraria Futuro Infinito promove até o dia 8 de setembro a "Feira Mundial de Fanzines e Histórias em Quadrinho".
Fanzines são aquelas revistinhas feitas por fãs de música ou qualquer um que ache que tem o que falar sobre algum assunto. A idéia é que eles sejam feitos em casa mesmo, de forma independente e sejam reproduzidos em muitas páginas de xerox. Os primeiros, na década de 70, serviram para divulgar as bandas punk.
A mostra terá desde fanzines feitos com cola, papel e xerox (foi assim que eles começaram) até aqueles versão anos 90, que circulam na Internet ou são feitos em formato de CD-ROM.
O evento fará lançamentos de zines de papel. Os veiculados pela Internet serão impressos e distribuídos na hora. Estarão expostos fanzines de todo o Brasil e também de Nova York, São Francisco (EUA), Londres e Amsterdã.
O organizador do evento, Sérgio Miguez, conta que cerca de 200 zines serão expostos. "Mas continuaremos recebendo os fanzines durante todo o evento. Por isso, a exposição irá mudando aos poucos", diz.
A temática é variada. Há desde um fanzine feito no interior do Estado de São Paulo, todo escrito em inglês, até zines que pregam o vegetarianismo, como o "Paper Sheets", de São Paulo.
Uma parte do zines expostos trata de assuntos comuns aos anos 90: homossexualismo e neofeminismo.
O boom do chamado "novo feminismo" surgiu nos anos 90 com o movimento das Riot Girls (garotas raivosas). A forma do "movimento" se manifestar foram fanzines, em papel ou pela Internet. Um desses que estarão na mostra é o "Cio", da cantora Vange Leonel. O fanzine para lésbicas circula na Internet e ganha versão em papel na mostra.
O artista gráfico MZK, 30, fanzineiro há dez anos, ensina a fazer zines no workshop "Como Fazer um Fanzine em Duas Lições".
"Vou ensinar a fazer fanzines do século 20, ou seja, zines em papel mesmo". diz.
Segundo ele, a idéia é mostrar "como fazer coisas legais usando poucos recursos". "Minha idéia é dar dicas básicas de recorte e colagem e ensinar truques, como retículas legais que você pode utilizar sem ser artista gráfico", diz.



O quê: Feira Mundial de Fanzines e Histórias em Quadrinho Onde: Livraria Futuro Infinito (rua Oscar Freire, 2.303, Jardins)


Texto Anterior: O Brasil que acabou
Próximo Texto: Cinema: "Blair Witch" chega em setembro
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.