São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2000

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"LAÇOS SAGRADOS - KADOSH"

Filme mostra lenta erosão da cultura secular que aborda

ESPECIAL PARA A FOLHA

Entre o amor lamurioso das mulheres e o espalhafato místico dos homens, há, em "Laços Sagrados Kadosh", um muro inteiro de lamentações. São as impossibilidades impostas pelos dogmas de uma comunidade judaica ultra ortodoxa, a do bairro de Mea Shaerim, de Jerusalém, cenário escolhido pelo diretor Amos Gitai para encerrar sua trilogia sobre Israel.
Gitai prova aqui, antes de tudo, sua plena maturidade como diretor, revelando, em especial, um acurado domínio do tempo interno de cada cena. Seu filme é como uma lenta erosão e traduz, nos sutis movimentos de câmera que servem à cadência própria dos atores, o quase imperceptível processo de degradação vislumbrado na cultura secular que ele aborda.
A grande contradição em todas as religiões monoteístas, diria o cineasta, é o lugar dado às mulheres. Se, a exemplo de seu "Berlim-Jerusalém", Gitai centra-se aqui em duas personagens femininas, duas irmãs, é porque visa, posicionando-se à margem, flagrar mais uma vez o choque indivíduo/comunidade.
Numa sociedade onde o papel da mulher é, sobretudo, o de procriar, "a mulher que é estéril não é mulher". É, ao menos, o que diz o rabino do filme ao filho Meir, cuja esposa, Rivka, foi, aparentemente, "amaldiçoada" com a esterilidade. Apesar de se amarem, Meir e Rivka serão levados à separação.
A irmã mais nova de Rivka, Malka (Meital Barba, o destaque deste belo elenco), também terá seus sentimentos constrangidos pelos dogmas da comunidade, sendo obrigada a se casar com o homem que não ama. Em seu casamento, a balbúrdia dos homens contrastará com o silêncio das mulheres. Na noite de núpcias, será todo o ancestral peso do autoritarismo masculino judaico que ela sentirá sobre seu ventre.
Mas Malka não compartilha, afinal, da subserviência dócil da irmã. Seria fácil contrapor as duas, apontando em Rivka a mulher arcaica e, em Malka, o sujeito moderno que irrompe os valores da comunidade, afirmando os seus sentimentos, a sua individualidade. Mas, no fundo, a maior diferença entre as duas é que a primeira ama o marido que tem e a outra não. (TMM)


Laços Sagrados - Kadosh
Kadosh
   
Direção: Amos Gitai
Produção: Israel, 1999
Com: Meital Barba, Sami Hori
Quando: a partir de hoje no Top Cine 2




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