São Paulo, segunda, 7 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veneza diz adeus ao "Imperador" em nota oficial

do enviado a Veneza

O 55º Festival de Veneza homenageia hoje à noite a memória de Akira Kurosawa com uma sessão para convidados. Será exibido "Rashomon" (1950), que ao vencer o Leão de Ouro projetou mundialmente o nome do cineasta.
O festival lançou ontem uma nota oficial de condolescências, intitulada "Adeus, Imperador". Leia abaixo trechos da nota.
"Morreu Akira Kurosawa, um dos mestres da história do cinema. Ao lado de Ozu e de Mizoguchi, foi também um dos três grandes mestres do cinema japonês. Contudo, muito mais que os outros dois, Kurosawa se fez conhecer e apreciar no Ocidente a partir do memorável Leão de Ouro de Veneza conquistado por "Rashomon', depois com o Leão de Prata para "Os Sete Samurais'.
Rebatizado "o Imperador' em seu país, conquistou uma longa série de sucessos internacionais -um cineasta universal admirado pela inteligência, espetacularismo e extraordinária força humana e emotiva de seus filmes, recontando e traduzindo sempre, com uma profundidade sem paralelo, a história de seu Japão."
(AMIR LABAKI)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.