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DISCO CRÍTICA
Guitarra de Mick Taylor brilha nos bons momentos de ``Shadow Man''
EDSON FRANCO
da Reportagem Local
A inversão de valores impera no
CD "Shadow Man". O nome em
destaque na capa é de Mick Taylor,
ex-guitarrista dos Rolling Stones,
mas quem lidera o trabalho e responde pelas composições é o vocalista austríaco Sasha Gracanin.
E o melhor caminho para explorar o disco também é invertido,
pois o acabamento -parte na qual
o ex-Stone está inserido- é mais
interessante que o alicerce.
Baseado numa mistura de blues,
soul e rhythm'n blues, o repertório
do disco lembra por vezes os irlandeses do Commitments, com naipe de metais bem entrosado, um
trio vocal de fundo formado por
cantoras negras e arranjos que privilegiam o lado orquestral.
Taylor consegue dar um pouco
de graça à chatíssima balada
"Shattered". Tocando slide
-aparato de metal que simula o
som de uma guitarra havaiana-,
ele mergulha essa faixa numa atmosfera setentista.
Com peso e imaginação no fraseado, Taylor faz de "Don't Cry
Little Woman" a melhor faixa do
trabalho.
O único bom momento que não
depende da guitarra de Taylor é a
releitura de "Honk Tonk Women", clássico dos Stones. Coube
ao baixista T.M. Stevens e ao baterista Steve Perrone transformar esse rock em um funk dançante.
Apresentado os acessórios, vamos ao essencial e mais aparente
no trabalho: as composições e o
canto de Sasha Gracanin.
Cheias de boas intensões, suas
composições são de uma inocuidade melódica exemplar. Entre todas as faixas do trabalho, só
"Honk Tonk Women" -a única
que não foi composta por ele- fica na memória.
Apesar de abordar um repertório
calcado na tradição musical negra,
ele canta na linha dos vocalistas
brancos de rock, ou seja, sua voz
gutural tem caráter cosmético.
Não é produto de uma visceralidade sincera. Ser coadjuvante no trabalho de um músico desses é triste
para quem já foi um Stone.
Disco: Shadow Man
Autores: Mick Taylor e Sasha Gracanin
Lançamento: Eldorado
Preço: R$ 18, em média
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