São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"The Long Way Home" é exibido em SP


JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas

O documentário "The Long Way Home" ("O Longo Caminho para Casa"), de Mark Harris, premiado em 98 com o Oscar da categoria, será exibido hoje, às 20h30, no Hotel Maksoud Plaza (al. Campinas, 150, tel. 011/253-5511).
Nos dramas de guerra americanos, a libertação dos campos de concentração nazistas, em 1945, é apresentada como o início de uma era de felicidade para os ex-prisioneiros. "O Longo Caminho para Casa" mostra que a vida desses sobreviventes não foi nada bela.
O documentário resultou de 16 anos de pesquisas e retraça a tortuosa trajetória dos judeus europeus entre a libertação e a criação do Estado de Israel, em 1948.
Os sobreviventes vagam pelos campos de refugiados controlados pelos americanos. Sem poder voltar para suas cidades, onde ainda impera a hostilidade anti-semita, esses homens e mulheres exauridos são tratados como um peso indesejável pelos governos europeus e americano.
A criação pela ONU do Estado de Israel é apresentada como a única solução possível para o impasse, o que dá ao filme um tom sionista militante. Mas esse é um problema menor, diante da riqueza dramática e humana do documentário.


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Despidos
Próximo Texto: Televisão - Telmo Martino: "Escolinha" reserva um banquinho para o Tiririca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.